Após tempo instável, chuva ainda aparece nesta sexta, mas diminui no fim de semana

O primeiro mês do ano começou com chuvas acima da média em quase todas as regiões por causa da chamada Zona de Convergência do Atlântico Sul

Após tempo instável, chuva ainda aparece nesta sexta, mas diminui no fim de semana | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após um início de ano com condições climáticas instáveis em várias partes do país, a precipitação persiste nesta sexta-feira (5), mas tende a diminuir em intensidade ao longo do fim de semana. Conforme informações da Climatempo, cidades localizadas no Centro-Sul ainda podem enfrentar tempestades, porém, espera-se que sejam menos intensas em comparação aos eventos registrados nos últimos dias.

A partir de domingo (8), a previsão indica um período ligeiramente mais seco, com um gradual aumento das temperaturas em grande parte do Brasil. Após um ano de 2023 classificado como um dos mais quentes da história, as projeções apontam para um mês de janeiro caracterizado por temperaturas elevadas e chuvas acima da média, especialmente devido à influência do fenômeno El Niño.

O início do ano foi marcado por chuvas acima da média em quase todas as regiões do Brasil, devido à presença da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Este fenômeno consiste em uma extensa faixa de nuvens que geralmente se estende do Norte ao Sudeste do país, sendo responsável por trazer instabilidade climática e volumes significativos de chuva.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta válido até as 10h00 desta sexta-feira (5) para chuvas intensas no Brasil. Quinze estados e o Distrito Federal estão sob aviso meteorológico de "perigo" para chuvas intensas até a manhã desta sexta-feira. Embora as temperaturas se elevem na segunda semana do mês, não há previsão para a formação de uma nova onda de calor

COMO FICA O TEMPO EM CADA REGIÃO:

SUL

Sexta-feira: A previsão indica que o céu permanecerá parcialmente nublado, com algumas brechas de sol ao longo do dia. Existe a chance de ocorrência de chuvas passageiras no Rio Grande do Sul e Paraná durante a tarde e noite.

Sábado: O dia promete ser ensolarado em praticamente todo o Rio Grande do Sul, grande parte de Santa Catarina e do Paraná. Embora algumas áreas possam registrar chuvas passageiras, espera-se que não atinjam volumes significativos. As temperaturas estarão bastante elevadas na região, com previsão de máxima de 32ºC em Porto Alegre e 28ºC em Florianópolis.

Domingo: A condição atmosférica permanece estável, predominando o sol em grande parte da região. Existe a possibilidade de chuvas rápidas na fronteira e na campanha gaúcha, assim como no litoral do Paraná e em Curitiba. No final do dia, com a aproximação de uma frente fria, há alerta para a ocorrência de temporais no extremo sul do estado. As temperaturas continuam elevadas, especialmente no Rio Grande do Sul, com previsão de máxima de 36ºC em Porto Alegre, e de 31ºC em Curitiba e Florianópolis.

SUDESTE

Sexta-feira: As tempestades estão previstas para se concentrar na faixa centro-norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. Antecipa-se um dia caracterizado por muita nebulosidade, chuvas intermitentes e ocasionais aberturas de sol, com alerta para possíveis temporais. 

Sábado: A persistência de chuvas intensas continua na região centro-norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, com alerta para a possibilidade de temporais. Em grande parte dos estados da região, o sol marca presença, prevendo-se pancadas de chuva para a tarde e noite. As temperaturas máximas esperadas são de 30°C em São Paulo e 29°C em Belo Horizonte.

Domingo: A intensidade dos temporais diminui, e a tendência é de predomínio do sol nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, faixa central e sul de Minas Gerais e Espírito Santo. Preveem-se pancadas isoladas ao longo do dia. Os termômetros podem chegar a 33°C em São Paulo e no Rio de Janeiro.

CENTRO-OESTE

Sexta-feira: Os temporais devem ser intensos no Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, com condições de muita nebulosidade.

Sábado: As chuvas intensas devem seguir no centro-norte de Mato Grosso e Goiás, com alerta para temporais nessas regiões. Nas demais áreas, o sol deve predominar ao longo de todo o dia. As temperaturas continuam elevadas em boa parte do Centro-Oeste. Em Goiás, a máxima deve chegar a 28°C. Já em Campo Grande, os termômetros podem atingir o 33°C

Domingo: O volume de chuva segue intenso no centro-norte do Mato Grosso e em Goiás, com possibilidade de temporais. No Mato Grosso do Sul, a expectativa é de sol com pancadas de chuva. Os termômetros devem atingir os 34°C em Campo Grande e 26°C em Brasília.

NORDESTE

Sexta-feira: As chuvas persistem, especialmente no sul da Bahia, acompanhadas por muita nebulosidade e alerta para a ocorrência de temporais. 

Sábado: As chuvas permanecem intensas no sul da Bahia, com alerta para a possibilidade de temporais. Nos demais estados da região, a previsão indica predominância de sol, com ocorrência isolada de pancadas de chuva. A máxima pode chegar a 30°C em Salvador e a 31°C em Recife. 

Domingo: O sol predomina em toda a região, com pancadas de chuva entre a parte da tarde e da noite na maioria dos estados. Há alerta para temporais no sul da Bahia e no sul do Maranhão. Em Recife, os termômetros podem chegar a 31°C. Em São Luís e Aracaju, a previsão é de máxima de 29°C e 32°C, respectivamente.

NORTE

Sexta-feira: O dia deve ser de muita nebulosidade, chuva e poucas aberturas de sol. Há alerta para temporais em regiões como o leste do Amazonas, centro-sul do Pará, Tocantins e sul de Rondônia.

Sábado: As chuvas devem persistir em algumas áreas específicas, com alerta de temporais para o leste do Amazonas, sul de Rondônia e Amapá. A previsão é de máxima de 30°C em Manaus e em Belém.

Domingo: As tempestades seguem intensas no leste do Amazonas, sul de Rondônia e Amapá, com possibilidade de temporais. Nas demais regiões, a previsão é de sol com pancadas de chuva. A máxima deve seguir na casa dos 30°C em Manaus e pode chegar a 30°C em Porto Velho.

(Com informações do ClimaTempo)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES