Após uso de agrotóxico mais de 100 milhões de abelhas morrem no MT

O inseticida Fipronil tem sua aplicação proibida por meios aéreos, o caso registrado teve a aplicação através de avião

Mais de 100 milhões de abelhas perdidas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cidade de Sorriso, no Mato Grosso é considerada nacionalmente como a mais rica do agronegócio mas, recentemente tornou-se a mais letal para as abelhas. A cidade registrou o extermínio de mais de cem milhões de abelhas devido ao uso agrotóxico Fipronil, lançado por meio de aviões agrícolas em uma fazenda de algodões no mês de junho .

A aplicação desse inseticida por meios aéreos é proibida. Um dia após o uso do agrotóxico no local , apicultores da cidade de Sorriso , Sinop e Ipiranga do Norte, identificaram as mortes instantâneas das abelhas em suas colmeias . Pelo menos 600 caixas foram perdidas devido a contaminação .

As caixas de colmeia chegam a ter 170 mil a 220 mil abelhas cada uma nesta época do ano, o que indica uma alta produção de mel, com isso é possível obter o cálculo da quantidade de abelhas mortas pela contaminação. Após  a notificação sobre da morte das abelhas, membros do Instituto de Defesa Agropecuária estadual conduziram uma investigação minuciosa acerca do incidente. Os resultados das análises concluíram que a causa da contaminação foi a presença da substância fipronil.

Embora o Ibama tenha autorizado o uso desse inseticida, seu potencial tóxico para abelhas implica que a aplicação por meio de aviões não seja permitida.

"O produto não tem registro de aplicação aérea, a receita agronômica que foi apresentada para nós era para aplicação na cultura da soja e também não era para aplicação na propriedade em que a gente constatou a irregularidade",disse Rodrigo Vicenzi, engenheiro agronomo.

Conforme os resultados da investigação, constatou-se que o agrotóxico foi aplicado de maneira imprópria, levando à responsabilização do proprietário da fazenda responsável pela aplicação. Como consequência, ele foi multado em R$ 225 mil.

Segundo o Ibama, atualmente, o Brasil enfrenta a ameaça de extinção de cinco espécies de abelhas. Dessas, quatro foram prejudicadas devido ao uso inadequado de agrotóxicos em Mato Grosso. O uso incorreto do fipronil configura um crime ambiental.

Diante desses acontecimentos, o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso encaminhou o relatório às autoridades competentes, ou seja, ao Ministério Público e ao Conselho Regional de Agronomia. Essa ação visa a responsabilização civil, criminal e profissional dos envolvidos.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES