Após vistoria em unidades Socioeducativas, MP-PI cobra melhorias

MP fez reunião presidida por dois promotores de Justiça.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público do Piauí (MPPI), por meio da 46ª Promotoria de Justiça, realizou audiência com os gestores e a secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (SASC), Ana Paula, para dialogar sobre a situação das unidades do Sistema Socioeducacional de Teresina. A reunião foi presidida pelos promotores de Justiça Francisca Lourenço, titular da 46ª PJ, e Maurício Verdejo, que auxilia a 46ª PJ.

A instituição ministerial periodicamente faz vistorias nas quatro unidades do sistema socioeducativo sediadas em Teresina: Centro Educacional de Internação Provisória (CEIP), Centro Educacional Feminino (CEF), Projeto Semiliberdade e o Centro Educacional Masculino (CEM). O objetivo das inspeções consiste em verificar as condições estruturais e de funcionamento dessas unidades que abrigam adolescentes em conflito com a lei.

A prerrogativa para as vistorias está prevista na resolução 67 de março de 2011, do Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP, pelos membros do MP, acompanhados de servidores das áreas de psicologia e serviço social.

Na reunião, que ocorreu na sede da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), no Centro de Teresina, os representantes do Ministério Público reiteraram as solicitações de melhorias na parte física e no funcionamento das unidades do Sistema Socioeducacional, de acordo com as normas do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), instituído pela Lei Federal n° 12.594/2012. Outra demanda apresentada pelos promotores de Justiça foi a conclusão da obra de reforma no Centro Educacional Masculino, que se encontra atrasada em seis meses.

O Ministério Público recomendou o Estado para que a obra seja concluída, por meio do chamamento da segunda colocada no processo licitatório de reforma do CEM. Os membros do MPPI recomendaram também a troca dos coordenadores das unidades que não possuem formação superior e experiência na área da criança e do adolescente, conforme prevê o artigo 17 da Lei 12.594/2012.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES