Aposentado morre no portão de casa minutos após ter recebido alta médica

Segundo a família, o idoso tinha doença de chagas e não passava bem.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um aposentado morreu no portão da própria casa minutos após receber alta médica na manhã desta quinta-feira (19) em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Segundo a família, o idoso tinha doença de chagas e não passava bem. Eles alegam que houve negligência por parte do hospital em liberar o aposentado e demora no atendimento médico.

O aposentado Manuel Pereira da Silva, de 68 anos, foi levado para o Pronto Socorro Quietude na última segunda-feira (16), porque estava com falta de ar. Segundo a família dele, o médico que o atendeu disse que o aposentado estaria com a doença de chagas. Ele permaneceu internado e recebendo acompanhamento médico.

De acordo com a família, Silva estava apresentando melhora mas, na quarta-feira (18), ainda estava respirando com a ajuda de aparelhos. ?O médico falou para a filha que não iria dar alta para ele porque ainda estava com os pés e coração inchados. Mas, quando foi hoje, deram alta para ele?, reclama Ednei Ferreira da Silva, cunhado do aposentado.

Uma ambulância levou Manuel até a casa dele. Uma das filhas acompanhou o aposentado, que ainda estava debilitado. Logo depois que ele saiu da ambulância, o veículo foi embora e ele abriu o portão de casa. Em seguida, o aposentado passou mal e caiu no chão. A filha, que estava com ele, tentou reanimar o pai, mas não conseguiu. Ela ligou para o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) mas, segundo a família, a ambulância só chegou no local depois de meia hora. ?Ele desceu, a ambulância retornou, minha cunhada abriu o portão, ele começou a passar mal. A ambulância sumiu de vista e ele faleceu. Ele morreu no portão de casa. Quando o Samu chegou não tinha mais o que fazer. A gente acredita que ele já estava em óbito?, afirma o cunhado, indignado com a situação.

O aposentado ainda foi encaminhado ao PS Quietude e os médicos confirmaram o falecimento. Ainda de acordo com a família, o prontuário médico foi solicitado, mas os funcionários não quiseram entregar o documento para eles, que ainda não sabem o motivo da morte do aposentado. Para eles, o médico não deveria ter dado alta já que o idoso ainda não estava bem de saúde. ?Em nome da família, a gente quer esclarecer o porquê de ter liberado ele sem condições. Pelo que a gente via, ele era uma pessoa bastante forte. Ele tem cinco filhos e minha esposa era uma delas. Ela está arrasada mesmo?, lamenta Silva.

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande afirma que lamenta o falecimento do munícipe Manuel Pereira da Silva. A Sesap informa que todos os procedimentos médicos de responsabilidade do Pronto Socorro Quietude foram adotados durante a permanência do paciente na unidade. A direção do Samu reforça também que a equipe não demorou 30 minutos para chegar ao local e que atendeu a emergência dentro do tempo resposta previsto nos padrões preconizados pelo Ministério da Saúde. A Sesap ressalta ainda que já está analisando o caso. Se constatado algum tipo de irregularidade, a secretaria tomará as medidas administrativas cabíveis. A nota finaliza dizendo que a pasta tem desenvolvido ações em todos os setores para evitar qualquer tipo de transtorno nos atendimentos prestados à população.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES