Aposentados e pensionistas do Piauí devem fazer a prova de vida em 2022

A realização da prova de vida é uma necessidade obrigatória, legal, e tem que ser realizada todos os anos

Aposentados e pensionistas do Piauí devem fazer a prova de vida em 2022 | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os aposentados e pensionistas servidores do Estado do Piauí devem fazer a prova de vida digital novamente em 2022. Da mesma que aconteceu em 2021, os beneficiários precisam comprovar que estão vivos para continuarem recebendo pensões e aposentadorias.

A prova de vida pode ser feita por meio do aplicativo: Meu RPPS. Basta baixar o app no celular ou tablet, acessar a base do estado do Piauí, seguir as orientações do aplicativo e realizar a prova de vida, enviando foto de um documento oficial e fazendo uma selfie. O sistema realiza o reconhecimento, por meio de uma tecnologia de biometria facial, checando os dados com a base cadastral da Fundação Piauí Previdência (PiauiPrev).

Aposentados e pensionistas do Piauí devem fazer a prova de vida em 2022 - Foto: Ascom

A realização da prova de vida é uma necessidade obrigatória, legal, e tem que ser realizada todos os anos. Ao todo, 44.112 segurados devem realizar sua prova de vida de forma digital em 2022.

O calendário segue a ordem de nascimento. Assim quem nasce em janeiro deve realizar sua prova de vida neste mês, os nascidos em fevereiro realizam a sua no mês de fevereiro e assim por diante. Passados 60 dias após o fim do mês de nascimento dos segurados, a PiauiPrev irá proceder o bloqueio dos benefícios e pagamentos, daqueles que não realizaram sua prova de vida.

O presidente da PiauiPrev, Ricardo Pontes, alerta que até agora apenas 1.434 segurados realizaram sua prova de vida, de um total de 3.951 previsto para o mês de janeiro, ou seja, pouco mais de 36%. “O bloqueio dos pagamentos, para aqueles que não realizaram a prova de vida em janeiro, deve ocorre no mês de abril”, afirma.

Ricardo Pontes ainda informa que em 2021, 42.811 segurados realizaram sua prova de vida, o que representa 97,33% do total. E 1.157 segurados tiveram seus benefícios bloqueados. Com isso, houve uma economia de R$ 4 milhões/mês para o fundo de previdência.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES