Aprenda como evitra ciúmes entre os cães

Na visão do cachorro que estava recebendo carinho, a simples aproximação do outro foi associada a perda de atenção

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Situação comum: você está acariciando um de seus cachorros e quando outro cão da casa chega você pensa assim: Agora é a vez dele, um pouquinho para cada um! Nada mais justo, não? As coisas não funcionam bem assim?

Na visão do cachorro que estava recebendo carinho, a simples aproximação do outro foi associada a perda de atenção, algo muito valioso para o cão. Então ele pode começar a hostilizar a presença do outro animal.

Mas com uma mudança de atitude muito simples, é possível evitar que essa associação negativa cresça a ponto de o cão que estava recebendo carinho precisar usar de agressividade para afastar o outro. Lembre-se: você tem duas mãos! Então quando o outro cão ?pidão? se aproximar, aumente o carinho no primeiro! Assim, a associação se tornará positiva!

Mas se um dos cães já estiver usando de agressividade para afastar o outro, pode ser necessária a ajuda de um profissional, para evitar acidentes! Nesse caso é muito importante trabalhar com segurança e limites claros, tomando cuidado para não aumentar o carinho no momento da agressividade, o que pode fazer o tiro sair pela culatra, pois o cão que estiver agressivo pode achar que foi recompensado por manifestar rosnados, latidos ou mordidas!

Em situações como esta, a agressividade não deve ser tolerada pela pessoa que está acariciando, deve ser repreendida da forma correta e segura com broncas que podem ser desde um : ?não!?, até o uso de broncas com barulho como latas com moedas e biribinhas, ou com a ajuda de um spray com água. O tipo de bronca varia muito conforme o tipo de cão e a intensidade da briga.

Se tudo estiver em paz, prossiga com a aproximação pouco a pouco, recompensando os cães quando permanecerem calmos e controlados na presença um do outro.

?

Texto: Alida Gerger (Adestradora Cão Cidadão)

Revisão e Edição Final: Alex Candido



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES