Apresentada proposta da nova Reforma Administrativa da UESPI

Apresentada proposta da nova Reforma Administrativa da UESPI

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Proposta de cria??o de uma institui??o de ensino superior mantida pelo Estado com sede em Corrente (964 quil?metros ao Sul do Piau?. Com esse intuito, o governador Wellington Dias encaminhou ao Conselho Estadual de Educa??o ? CEE/PI pedido para que aquele colegiado analisasse e emitisse parecer sobre a possibilidade de cria??o do Centro de Ensino Superior do Vale do Paraim ? CESPA, a partir da estrutura da Universidade Estadual do Piau? ? Uespi, j? existente naquela cidade.

Diante da solicita??o do governador, o CEE/PI emitiu parecer favor?vel ? cria??o do Centro Universit?rio e pediu ? reitora da Uespi, professora Val?ria Madeira, que encaminhasse parecer sobre a quest?o ao Poder Executivo. Por conta disso, na ?ltima sexta-feira (30 de novembro), a reitora Val?ria Madeira e a pr?-reitora de Administra??o e Finan?as, professora Joselita Izabel de Jesus, foram ao campus de Corrente para ouvir professores, alunos e t?cnicos administrativos sobre o assunto.

A professora Val?ria Madeira pediu aos membros da comunidade acad?mica do Campus de Corrente que discutissem a proposta, ponderando todos os seus aspectos, elaborassem um documento e encaminhassem ? Reitoria para que seja apresentada ao Conselho Diretor ? CONDIR e Conselho Universit?rio ? CONSUN e, posteriormente, encaminhada ao Governo do Estado, conforme solicita??o. A reitora colocou aos presentes como a Lei de Diretrizes e Bases da Educa??o ? LDB, de 1996, trata sobre a cria??o de institui?es de ensino superior.

A professora Val?ria Madeira afirmou que a nova institui??o, depois de criada por Lei Estadual e sancionada pelo governador do Estado, dever? nascer como uma autarquia-faculdade, depois passar? ao patamar de centro universit?rio e em seguida ao grau de universidade. At? l?, seus diplomas dever?o ser registrados pela Uespi por um determinado per?odo. Professores, t?cnicos administrativos, alunos e a dire??o do Campus de Corrente se comprometeram de encaminhar o parecer, solicitado pela reitora, o mais breve poss?vel.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES