Aprovado doutorado em Biotecnologia e mestrado em Biodiversidade no PI

Nos dois últimos anos, a UFPI conseguiu dobrar a quantidade de doutorados.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) aprovou a proposta de Doutorado em Biotecnologia (CMRV) e mestrado em Biodiversidade na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Os pareceres do resultado da proposta dos dois novos cursos foram analisados pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES). Os cursos buscam formar profissionais, com competência técnica-científica, para atuar no desenvolvimento e validação na área de saúde humana, animal e da natureza. O edital com as vagas será divulgado em agosto de 2020.

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, do Campus Ministro Reis Veloso - Parnaíba, agora vinculado à recém-criada Universidade Delta do Parnaíba (UFDPar), teve a proposta de doutorado aprovada na 191ª reunião do CTC-ES, que aconteceu neste mês, em Brasília. Na mesma ocasião também foi firmada a criação do primeiro Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação, vinculado ao Campus Amilcar Ferreira Sobral, de Floriano.

“Antes, o curso de Biotecnologia era reconhecido com nota 4 no mestrado pela Capes, e agora foi aprovado na área com o doutorado. Já o mestrado em Floriano surgiu de um apelo muito grande para aquela região. Esses dois novos cursos são muito importantes para o impacto social”, mencionou o coordenador do programa stricto sensu da pró-reitoria de ensino de pós-graduação da UFPI, Welter Cantanhede.

“Cada pós-graduação ofertará 15 vagas só em agosto de 2020, porque, na realidade, o nosso calendário acadêmico já inicia em março e não houve tempo hábil de lançar o edital devido ao processo ser demorado e também a aprovação ter ocorrido agora em dezembro”, esclareceu.

Nos dois últimos anos, a UFPI conseguiu dobrar a quantidade de doutorados. Somando-se, com o de Biotecnologia, são 21 doutorados institucionais, e de mestrado stricto sensu são 46, destes 36 acadêmicos e 10 profissionais. O recente doutorado em Ciências Agrárias foi implantado em 2018 no campus de Bom Jesus.

Nas proposições de Welter Cantanhede, os cursos só comprovam o nível de pesquisa de alta qualidade e impacto social em ciência e tecnologia das mais promissoras. “Estamos conseguindo ampliar as quantidades de cursos e também levar os cursos de pós-graduação para diversos campi, e isso vem mostrando que a pós-graduação da instituição está ampliando e fortalecendo suas ações em todo Estado”, destaca o coordenador. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES