Aprovado em cinco concursos de cartório usou ChatGPT para estudar

Hoje tabelião, Victor Volpe Fogolin ficou em 1º lugar nas provas orais de Santa Catarina, Goiás e Tocantins

Aprovado em cinco concursos de cartório usou ChatGPT para estudar | Foto: Arquivo pessoal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Victor Volpe Fogolin, tabelião, conquistou a aprovação em cinco concursos de cartório aos 23 anos. Ele aproveitou o ChatGPT para simular questões de prova oral, simplificar termos jurídicos e obter auxílio criativo na redação. Essas foram apenas algumas das várias maneiras pelas quais ele utilizou a versão gratuita do assistente de IA da OpenAI para seus estudos. 

🤖 CHATGPT: O ChatGPT é o famoso chatbot virtual que ganhou notoriedade no final de 2022 por sua capacidade de responder a uma ampla variedade de perguntas. Ele é habilidoso em resolver problemas matemáticos, elaborar receitas e oferecer conselhos. No entanto, ocasionalmente, pode fornecer informações incorretas e ser enganado por pegadinhas. 

A principal estratégia de Victor com o ChatGPT não consistia em fazer perguntas diretas ao robô, mas sim em "ensiná-lo" através de resumos que ele próprio escrevia. Afinal, assim como outros produtos de inteligência artificial (IA), a ferramenta utiliza uma linguagem que se aprimora com o "treinamento", através de uma série de tarefas.

🗣 TREINO PARA PROVA ORAL: Victor Fogolin utilizou o ChatGPT para se preparar para cinco provas de concursos, incluindo as avaliações orais em Santa Catarina, Goiás e Tocantins, onde obteve o primeiro lugar. Sua preparação envolveu estudar os conteúdos, fazer resumos e criar possíveis perguntas de prova oral, além de respondê-las. Para otimizar seu tempo, transformou o ChatGPT em um examinador virtual. 

Ele também aprimorou a eficácia da ferramenta pesquisando o currículo dos membros da banca examinadora, cujos nomes são divulgados junto com o edital do concurso. Victor observou que muitas das questões que encontrou nas provas orais, tanto para ele quanto para sua namorada, foram previstas pelo chatbot.

🖊 QUESTÕES OBJETIVAS: As previsões da IA também se mostraram eficazes para as provas objetivas dos concursos, compostas por questões de múltipla escolha. Para se preparar, Victor enviava resumos e artigos de lei ao ChatGPT, que então criava questões de teste com base nesses materiais. 

A orientação era a seguinte: "ChatGPT, você será um membro examinador da banca do concurso público de cartório. Com base nas minhas anotações e em tais artigos do Código Civil, formule questões de testes com 4 alternativas.

Victor foi aprovado em cinco concursos de cartório pelo país — Foto: Arquivo pessoal 

📒 SUGESTÕES DE ARTIGOS: Victor também utilizou o ChatGPT para buscar artigos sobre temas específicos que precisava estudar. Nesses casos, ele contou com a capacidade da IA de pesquisar textos disponíveis na internet, recebendo informações como nomes de artigos ou links diretos para acessá-los. Ele observa que o Bard, o "ChatGPT do Google", é especialmente hábil em encontrar artigos acadêmicos, devido à integração com o Google Scholar, uma plataforma de pesquisa acadêmica. 

🌍 TRADUÇÃO DE CONTEÚDOS DIFÍCEIS: Outro uso foi pedir para que o robô "traduzisse" assuntos complexos em termos mais simples. "No direito, tem termos que ninguém entende, nem mesmo quem estuda há anos. Então, eu jogava a frase para o ChatGPT e pedia: 'Explique isso em palavras simples, para um leigo'."

📝 RESUMO DE CASOS GRANDES: Durante seus estudos para concursos, Victor ressalta a necessidade de ler extensos casos jurídicos, alguns com até 100 ou 200 páginas. Ele menciona que o chatbot foi útil nessa tarefa, especialmente na versão paga. “Dá para subir o PDF na versão paga, de várias páginas. Então, eu mandava o caso no ChatGPT e pedia: 'Resuma esse texto com os principais pontos, ou com foco em argumentos para prova oral', por exemplo", relembra. 

⚠️ PONTOS DE ATENÇÃO E MAIS DICAS

  • Victor explica que não faz perguntas diretas para o robô, mas prefere "ensiná-lo" antes, para reduzir o risco de o ChatGPT se basear em fontes não confiáveis na internet para responder suas questões.

  • Rodrigo Calado, cofundador da Gran Cursos Online, especialista em tecnologia, afirma que a base de conhecimento do ChatGPT é atualizada até certo ponto no tempo, o que significa que mesmo na versão paga, a ferramenta pode fornecer informações imprecisas sobre questões mais recentes.

  • Inteligência artificial é usada para criar planos de estudos personalizados, considerando objetivos do concurseiro, prazos e volume de material.

  • Sugere-se pedir ao chatbot para gerar flashcards a partir de resumos, facilitando a memorização dos conteúdos.

  • Durante debates, é possível solicitar ao ChatGPT para argumentar contra ou a favor de uma tese, auxiliando no desenvolvimento das habilidades de argumentação e pensamento crítico.


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES