Arábia Saudita executa 81 pessoas 'por terrorismo' em um único dia

As sentenças também incluem “crimes de sequestro, tortura, estupro, contrabando de armas e bombas”

Arábia Saudita executa 81 pessoas 'por terrorismo' em um único dia | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

A Arábia Saudita executou neste sábado (12) 81 pessoas por "terrorismo", anunciou o Ministério do Interior. O número superou as 67 execuções relatadas no reino durante o ano de 2021. Em 2020, foram 27.

Segundo o anúncio, os réus foram condenados por elos com organizações consideradas terroristas pelo país, como Estado Islâmico, Al Qaeda e os houthi, do Iêmen. Dos 81 executados, 73 eram cidadãos sauditas, sete, do Iêmen, e um, da Síria. A agência estatal SPA afirmou que eles foram julgados separadamente por 13 juízes em diferentes tribunais e que os executados estavam planejando ataques no reino, como a morte de "um grande número" de civis e membros das forças de segurança.

As sentenças também incluem "crimes de sequestro, tortura, estupro, contrabando de armas e bombas", de acordo com o comunicado da SPA. "O reino continuará adotando uma postura rígida e inabalável contra o terrorismo e as ideologias extremistas que ameaçam a estabilidade", continuou a agência.

Mohamed bin Salman, príncipe herdeiro da Arábia Saudita Foto: BANDAR AL-JALOUD / AFP 

As execuções deste sábado ocorreram um dia após a libertação do blogueiro saudita e ativista Raif Badawi, que havia sido condenado a dez anos de prisão e mil chicotadas sob a acusação de insultar o islã.

A punição foi suspensa após pedidos da comunidade internacional. Ele recebeu 50 chicotadas e está proibido de deixar o país nos próximos dez anos. A esposa, Ensaf Haidar, e os três filhos estão no Canadá.

O reino, que segue uma interpretação rigorosa da lei islâmica, é frequentemente acusado por grupos de direitos humanos por aplicar leis restritivas à expressão política e religiosa. O país do Golfo nega acusações de abuso e diz que protege sua segurança nacional de acordo com suas leis.

A organização Anistia Internacional (AI) afirma que o reino figura entre os países que aplicam em maior número a pena capital. No relatório mundial sobre a pena de morte em 2020, a AI informou que as nações que recorreram mais vezes às execuções foram Irã (246), Egito (107), Iraque (45) e Arábia Saudita (27).

Em 1980, um ano após militantes tomarem a Grande Mesquita em Meca, o reino executou 63 pessoas num único dia. Recentemente, o país passou a repetir com frequência que está em guerra contra "todas as formas de terrorismo". Depois de atentados na década de 2000, o país conseguiu conter grupos jihadistas.

A Arábia Saudita sofreu uma série de ataques desde o final de 2014 reivindicados pelo grupo Estado Islâmico. Além disso, o país do Golfo também lidera uma coalizão militar que luta no Iêmen desde 2015 para apoiar o governo contra os rebeldes houthis, que são apoiados pelo Irã.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES