Araras gays mudam e agora se aproximam de machos

Coordenador do criadouro diz ser natural a mudança de comportamento.

Avalie a matéria:
Linda paquera macho na nova casa | Reprodução / RBS TV
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As araras fêmeas que mantinham relacionamento de casal no minizoo de Porto Alegre e viraram notícia no Rio Grande do Sul estariam procurando novos namorados, desta vez do sexo oposto. Transferidas com outros quase 80 animais para o Criadouro Conservacionista São Braz, em Santa Maria, no dia 19 de dezembro, elas começam a mudar os hábitos na nova casa.

Linda, de penugem azul e da espécie Canindé, e Lara, de penugem vermelha e da espécie Macau, depois de dividirem o mesmo ambiente por 20 anos sem outras companhias, agora convivem com mais araras.

Elas começaram a se afastar uma da outra, criando um relacionamento com machos. ?Há 10 dias, quando ocorreu a junção delas com outras aves, a Linda afastou-se da Lara, convivendo com indivíduos da mesma espécie, o que é natural?, explica o coordenador do criadouro, Santos Braz, ambientalista que trabalha há 30 anos na criação de animais.

Quando as araras ainda estavam no minizoo de Porto Alegre, a bióloga da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) Patrícia Witt analisou o comportamento das fêmeas que viviam como casal. Ela salientou que não há nenhuma comparação com o comportamento humano.

"Isso ocorre pelas condições de confinamento, pela indisponibilidade de parceiros de outro sexo e pelo instinto de reprodução da espécie", esclareceu. De acordo com as avaliações de Braz, as araras estariam na fase da paquera e logo deverão escolher seus novos namorados em Santa Maria.

Dessa maneira, terão a oportunidade de se reproduzir. Quando viviam juntas, Linda chegou a botar três ovos ? que Lara ajudou a chocar ?, mas eles não vingaram porque não foram fertilizados por um macho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES