Arco-íris duplo aparece no céu de Paulistana e encanta moradores

Arco-íris duplo é um fenômeno raro

Um arco-íris duplo apareceu no céu de Paulistana, sul do Piauí, no fim da tarde dessa segunda-feira (19) e encantou os moradores da cidade pela sua beleza.


O fenômeno natural foi registrado por muitas pessoas,  que logo viralizou nas redes sociais. Os moradores da cidade postaram fotos e vídeos que imediatamente geraram curtidas, comentários e compartilhamentos na internet.

Segundo especialista, o Arco-íris duplo é um fenômeno raro e é causado pela ‘dupla reflexão’ dos raios de sol dentro da gota de chuva.

O arco-íris precisa de luz e gotículas de água espalhadas pela atmosfera, e por isso, é comum após chuvas. Essas gotículas têm uma forma esférica, e refrata a luz como se fosse um prisma. Esse é o arco-íris que estamos habituados. Para o segundo aparecer, a luz precisa encontrar uma gota maior. Assim, ela vai ser refratada duas vezes — explica o físico.

O segundo arco-íris acaba tendo as cores invertidas e aparência mais fraca, porque é resultado dessa segunda refração. É um fenômeno raro. E, às vezes, acontece mas ninguém percebe, de tão fraco que é.

Image title

Fonte: Cidades na Net
logomarca do portal meionorte..com