Areolino de Abreu oferece atendimento psiquiátrico para crianças e adolescentes

O atendimento já foi iniciado e funciona durante toda a semana, no turno da tarde, no próprio hospital

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Hospital Areolino de Abreu conta com mais um serviço de atendimento à população, o ambulatório de Psiquiatria de Infância e Adolescência. Este é o único serviço ambulatorial de psiquiatria do Estado direcionado especialmente para crianças e adolescentes. O atendimento já foi iniciado e funciona durante toda a semana, no turno da tarde, no próprio hospital.

Para o diretor do Areolino, Ralph Webster, esse é um grande avanço no que diz respeito à saúde mental no estado. "Inicialmente, o atendimento será realizado no turno da tarde, com quatro psiquiatras, sendo três médicos residentes em Psiquiatria da Universidade Federal do Piauí. Além disso, a nossa meta é trazer psicólogos e psicopedagogos para compor uma equipe de atenção integral a crianças e adolescentes”, frisou.


O paciente diagnosticado com algum tipo de transtorno mental poderá ser encaminhado para o ambulatório de psiquiatria através da central de marcação de consultas. “Os profissionais de saúde de todo o Estado que identificarem, em crianças e adolescentes, algum quadro de autismo, hiperatividade, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), transtornos de humor e esquizofrenia, entre outros, poderão, pela central de marcação, encaminhá-las para o ambulatório para avaliação e acompanhamento especializado”, explicou.

A área de Psiquiatria Infantil é uma das mais carentes no Sistema Único de Saúde de todo o Brasil e, em vários Estados não há serviços especializados estruturados. Até mesmo a quantidade de Centros de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) é insuficiente para atender a população brasileira, segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria.

Estes CAPSi são dispositivos da Rede de Atenção Psicossocial destinados principalmente a pacientes que antes necessitariam de internações psiquiátricas em ambientes hospitalares e aqueles que necessitam de atenção contínua multiprofissional. No Piauí existem apenas dois serviços: em Teresina e Paulistana



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES