Argentina oferece ajuda humanitária ao Brasil

Governo do país vizinho diz que pode enviar equipes para ajudar as regiões atingidas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo da Argentina ofereceu ajuda humanitária ao Brasil após as chuvas e inundações que devastaram regiões de Alagoas e Pernambuco, provocando pelo menos 50 mortes e evacuando mais de 100 mil pessoas.

A Chancelaria do país de Cristina Kirchner, através de um comunicado divulgado na quinta-feira (25), informou que colocou "à disposição das autoridades brasileiras a ajuda imediata e os elementos que se estime necessários prover para assistir aos prejudicados pelas enchentes".

O Ministério das Relações Exteriores argentino assinalou que ofereceu à nação vizinha uma equipe de técnicos especialistas no "Sistema de Gerenciamento de Suprimentos Humanitários [SUMA]".

Além disso, foi disponibilizado um grupo "de profissionais em contenção psicossocial pós-traumática para o trabalho com os efetivos das equipes de resposta e dos sistemas de saúde e educação".

De acordo com o comunicado, a Argentina ofereceu ainda um hospital de campanha de rápida implantação para apoiar o trabalho do sistema de saúde local.

No total, o número de vítimas fatais das fortes chuvas é de 34 em Alagoas e 17 em Pernambuco, sendo que há 76 pessoas desaparecidas. Cerca de 87 municípios nordestinos foram afetados pelo mau tempo e 26 decretaram estado de calamidade pública. Também há 30 localidades pernambucanas em situação de emergência.

A diplomacia argentina já havia oferecido ajudas ao Brasil em abril, quando um dos temporais mais fortes dos últimos 40 anos no Rio de Janeiro deixou pelo menos 200 mortos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES