Argentina registra frio histórico que supera escala meteorológica

Cerca de treze províncias da Argentina estão em estado de alerta amarelo por conta da queda nas temperaturas do país.

Argentina registra frio histórico que supera escala meteorológica | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cerca de treze províncias da Argentina estão em estado de alerta amarelo por conta da queda nas temperaturas do país. Segundo o Serviço Meteorológico Nacional (SMN), na manhã desta segunda-feira (17) a estação de Perito Moreno, na Patagônia, registrou a temperatura de -22,5°C, a onda polar deve seguir por terras argentinas até a quinta-feira (20).

Em algumas regiões do país os termômetros chegaram a marcar -13°C em Maquinchao e -11,7°C em Paso de Índios. Na Argetina, o recorde de temperatura foi de -35°C registrados em julho de 1991 na estação meteorológica de Maquinchão na provincia de Río Negro.

Argentina registra frio histórico que supera escala meteorológica / Foto - Reprodução

O “Alerta Amarelo” significa que as temperaturas podem ter um “efeito ligeiro a moderado na saúde” e as temperaturas “podem ser perigosas, sobretudo para grupos de risco como rapazes e raparigas e pessoas com mais de 65 anos com doenças crónicas”, destacou o SMN.

O Ministério da Saúde argentino recomenda que nessas condições a população deve evitar ficar muito tempo exposto ao ar livre; usar agasalhos com muitas camadas de roupas leves; e gerar calor através de movimentos corporais como andar, levantar e sentar, movimentar as extremidades, etc.

É aconselhável manter as residências aquecidas com segurança; evitar mudanças bruscas de temperatura, pois podem causar doenças do aparelho respiratório; beber bastante líquido e evitar bebidas alcoólicas. Se pegar resfriado, não se automedique, consulte um médico ou vá ao posto de saúde mais próximo; não fumar dentro de casa; e dar atenção especial às crianças, idosos e portadores de doenças crônicas.

A queda nos termômetros tem influência de um ciclone extratropical que está no Atlântico Sul, ao sul do Brasil. O fenômeno climático está atualmente distante do continente, apesar disso, sua presença é responsável pela entrada de massas de ar frio, resultando em temperaturas baixas na Argentina.

Por conta das condições climáticas no país, o tempo no Sul do Brasil também vai sofrer alterações. Pela proximidade com algumas áreas gaúchas, os termômetros marcaram na manhã desta segunda-feira (17) 1,3°C em Quaraí (RS). As temperaturas devem começar a subir apenas na quinta-feira (20).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES