Artigo: 'Tenha fé, o milagre vem', por Roberto Veloso

O milagre da cura do cego de nascença aconteceu em um momento de tensão entre Jesus e os fariseus

Jesus cura um cego de nascenç | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

“Dito isso, cuspiu na terra e, tendo feito lodo com a saliva, aplicou-o aos olhos do cego, dizendo-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que quer dizer Enviado). Ele foi, lavou-se e voltou vendo.” (João, 9:6-7)

O milagre da cura do cego de nascença aconteceu em um momento de tensão entre Jesus e os fariseus. No caso, Jesus estava saindo do Templo, após declarar que ele é a luz do mundo.

“De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.” (João, 8: 12)

Depois de uma discussão sobre a descendência de Abraão e o pecado, alguns dos presentes quiseram atirar-lhe pedras, no que saiu Jesus da presença deles.

Ato contínuo, fora do Templo, uma multidão o seguia e no meio dela Jesus avista um cego de nascença e se compadece dele. Jesus descobre no meio da multidão quem precisa dele. Jesus explica aos seus discípulos que Ele é a luz do mundo e importava, naquele momento, fazer as obras do Pai. Essa foi uma oportunidade ímpar para Jesus comprovar cabalmente que Ele pode fazer ver quem está na escuridão.

De uma forma inusitada e inesperada, estranha aos olhos e pensamentos humanos, Jesus cospe no chão, faz lodo com a saliva e aplica nos olhos do cego.

Para aquela multidão e para o próprio cego, aquela maneira não fazia sentido, porque Jesus poderia ter apenas passado os dedos sobre os olhos do homem sem visão que ele enxergaria normalmente.

Porém, era necessário uma demonstração de fé do cego. Jesus o manda se lavar no tanque de Siloé. O cego obedece, lava-se e volta vendo. Essa demonstração de fé do cego foi completamente diferente da posição do general sírio Naamã, quando o profeta Eliseu o mandou lavar-se sete vezes no Rio Jordão.

“Naamã, porém, muito se indignou e se foi, dizendo: Pensava eu que ele sairia a ter comigo, pôr-se-ia de pé, invocaria o nome do Senhor, seu Deus, moveria a mão sobre o lugar da lepra e restauraria o leproso.” (2 Reis, 5:11)

Ao contrário de Naamã, o cego demonstrou ter fé e foi lavar-se, ficando totalmente curado. Essa é a fé que muitas vezes falta para o milagre acontecer.

No episódio, lavar-se no tanque era possível para o cego, o impossível era enxergar. Jesus, no entanto, mostra que o nosso Deus é o Deus do impossível, basta ter fé. Ele é a luz do mundo, livra-nos da escuridão do pecado, basta aceitá-lo como Senhor e Salvador.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES