Artistas do movimento ballroom piauiense oferecem oficina de dança

Serão realizadas três residências gratuitas e online para profissionais das artes e produtores culturais do Piauí e do mundo.

oficina | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na segunda-feira (14) a Escola Estadual de Dança Lenir Argento recebe artistas e performers do movimento ballroom piauiense que vão oferecer uma oficina gratuita e online para pessoas interessadas na dança Vogue. A oficina faz parte da programação da Ocupação Junta EXPANDIDO, que acontece até setembro em Teresina.

A oficina será uma vivência com a Casa Di Monique, intitulada “Terra QUEERida”, com encontros online de 14 a 17 de junho, das 16h às 18h. Os participantes serão apresentados a teorias e práticas do Vogue, com introdução à história do ballroom no mundo e no Piauí, além de aulas de técnicas e coreografias da dança.

Foto: divulgação

Para finalizar, no dia 17, haverá o compartilhamento de apresentações coreografadas pelos próprios participantes e uma conversa com o público sobre o universo ballroom, surgido nos anos 60 em Nova York e que se espalhou pelo mundo como um movimento artístico e político de celebração da diversidade de gênero, sexual e raça.  

O primeiro contato com a história do ballroom de Will Kennedy (conhecido como Peste Nega) e Diego Eloi, "mães" da Casa Di Monique, foi na programação da 5ª edição do JUNTA Festival, em 2019. “Eu fazia parte de um grupo de danças urbanas, onde conheci o vogue. Nessa mesma época teve o JUNTA, onde aconteceu uma vivência ballroom. Lá conheci toda a história por trás. Foi uma semana transformadora na minha vida porque foi um encontro que tive comigo mesmo, onde entendi mais sobre a minha história, a história dos meus antepassados, das pessoas pretas que fizeram esse movimento, a história da minha comunidade. Enfim, me abriu os olhos para muitas coisas”, lembra Peste Nega.

Para Diego Eloi, o movimento foi de grande importância para a construção e reconhecimento de sua identidade. “Dentro da vivência ballroom tive vários atravessamentos enquanto minha corpa não-binária e foi aí que consegui explorar as minhas percepções sobre gênero e performatividade de gênero. Foi a ballroom que me deu segurança para me encontrar enquanto artista também, e hoje direciono minha pesquisa em dança contemporânea para essas danças de expressões de gênero, que dialogam com a performatividade de gênero”, explica Eloi.

A intenção da Casa Di Monique no Junta EXPANDIDO é reproduzir informações, sensações e reverberações que começaram naquela edição, quando começaram a surgir mais grupos interessados no estilo vogue. "Queremos atingir o máximo de pessoas para que elas sintam o tanto que eu senti, ou sintam algo que elas entendam também sobre esse corpo-bicha que vive por aí. A gente preparou uma programação incrível com pessoas do Norte-Nordeste para dar suporte nessa vivência ballroom”, conta Peste Nega.

Após a etapa de oficinas, a programação do Junta EXPANDIDO segue com uma série de residências artísticas para profissionais das artes e produção cultural do Piauí e do mundo. Confira a programação abaixo:

15 de junho a 1º de julho -  Residência “Afeto, Criação e Partilha – Produção Colaborativa como (Re)Existência” com por Cynthia Margareth (SP), gestora cultural, atriz, fundadora da AFLORAR CULTURA.

05 de julho a 23 de julho - Residência "Mulher Melancia" com a coreógrafa, professora, performer e cocriadora do JUNTA, Janaína Lobo

26 de julho a 13 de agosto – Residência “Tem criança na sua dança?” com Emanuella Souza, mestre em dança educacional, integrante do Núcleo de Estudos RODA GRIÔ e do corpo docente da Escola Estadual de Dança Lenir Argento; e Weyla Carvalho, mãe de três meninas e artista da dança.

O Junta EXPANDIDO na modalidade Ocupação é financiado pela Lei Aldir Blanc através do edital/prêmio Maria da Inglaterra, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura do Piauí / Governo do Piauí / SIEC / Ministério do Turismo / Governo Federal e tem apoio da Escola Estadual de Dança Lenir Argento - EEDLA. Para mais informações, acesse as redes sociais do Festival no Facebook e Instagram do Junta EXPANDIDO.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES