Asma na infância: mais de 13% dos casos não são diagnosticados em Teresina

Segundo estudo inédito realizado pela professora Rosana dos Santos Costa, mais de 20% das crianças com idade entre 6 e 7 anos em Teresina (PI) sofrem de asma

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o período mais quente do ano, há um aumento considerável dos casos de complicações respiratórias, principalmente entre as crianças. A asma é um dos problemas de maior incidência nesse tempo.

Segundo estudo inédito realizado pela professora Rosana dos Santos Costa, docente do departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e pesquisadora da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, mais de 20% das crianças com idade entre 6 e 7 anos em Teresina (PI) sofrem de asma, doença pulmonar crônica e inflamatória.

Destes, 6,3% são acometidos pela asma grave, que provoca tosse e falta de ar, levando a morte em muitas situações. Os casos não diagnosticados ultrapassam os 13%.

A pesquisa, que resultou na tese intitulada “Asma na infância: prevalência, conhecimento e percepção dos pais sobre a doença”, apontou a prevalência de asma identificada junto a uma amostragem de 683 crianças.

A coleta de dados aconteceu por meio de entrevistas individuais nos domicílios dos participantes entre os anos de 2011 e 2013, com a aplicação do método de pesquisa reconhecido internacionalmente: International Study of Asthma and Allergies in Childhood (ISAAC).

“As crianças não estão sendo devidamente acompanhadas e tratadas. A única opção que resta aos pais é recorrer aos serviços médicos de urgência. Cerca de 20% das crianças têm atendimento nas urgências pediátricas por asma.

É, muitas vezes, um tratamento que poderia ser feito em casa se houvesse uma orientação adequada”, afirmou a professora.

Segundo Rosana Costa, os resultados da pesquisa servirão como base para o desenvolvimento de um projeto de extensão destinado a minimizar o problema na capital, por meio de uma parceria entre a UFPI e a Secretaria Municipal de Saúde.

A proposta do projeto é fazer um acompanhamento das crianças nas comunidades, por meio de um trabalho educativo realizado em conjunto com as equipes do Programa Saúde da Família (PSF).

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES