Assassinato de George Floyd provoca onda de protestos nos EUA; fotos!

George Floyd foi morto por um policial branco durante uma abordagem policial violenta.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Manifestantes enfrentaram a polícia ontem durante a segunda noite de protestos na cidade americana de Minneapolis após a morte de um homem negro por um policial, que pressionou o pescoço da vítima com o joelho por 10 minutos.

Os protestos e atos prosseguiram até a madrugada de hoje e terminaram com um homem morto a tiros. A polícia disse que estava investigando o caso do manifestante como homicídio e tinha um suspeito sob custódia, mas ainda averiguava o que levou ao incidente.

A morte de George Floyd, 46 anos, provocou revolta na cidade do estado de Minnesota. Pelo segundo dia consecutivo, foram registrados protestos. 

A polícia usou gás lacrimogêneo e formou uma barricada humana para evitar que os manifestantes pulassem a cerca ao redor da delegacia onde os agentes acusados de matar Floyd trabalhavam.

Os manifestantes incendiaram uma loja de autopeças e saquearam outro estabelecimento nas proximidades. 

Em outros pontos da cidade, como o local onde aconteceu a detenção de Floyd, manifestantes se reuniram pacificamente para exigir "justiça". Os protestos também aconteceram em outras cidades dos Estados Unidos, como Los Angeles.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou a morte de Floyd de "triste e trágica" em um tuíte. Os quatro agentes envolvidos foram demitidos. 

A Promotoria informou que pediu a ajuda do FBI na investigação do caso, o que pode implicar que os agentes cometeram um crime federal.

"Quero que esses policiais sejam acusados de assassinato, porque foi exatamente isso que eles cometeram assassinato contra meu irmão", disse à NBC Bridgett Floyd, irmã de George Floyd. "Eu tenho fé e acredito que a justiça será feita".

Imagens contestam versão policial 

Um novo vídeo pode descartar as alegações da polícia de que o homem, suspeito de tentar passar uma nota falsa de 20 dólares, resistiu à prisão.

Em imagens feitas pelas câmeras de um restaurante localizado em frente ao local, ele aparece com algemas nas costas sem oferecer resistência.

 "Não podemos ter dois sistemas legais, um para negros e outro para brancos", disse o advogado da família Benjamin Crump à NBC.

 O prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, também questionou hoje "por que o homem que matou George Floyd não está na prisão", dizendo "se você ou eu tivéssemos feito isso, estaríamos atrás das grades".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES