Assembleia aprova projeto de lei que oferecerá medicamentos gratuitos para diabéticos

O projeto visa atender aos mais de 200 mil diabéticos, sendo 16.280 somente em Teresina

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA QUARTA-FEIRA (17) DO JORNAL MEIO NORTE

As pessoas com diabetes ganharam mais uma ferramenta aliada no combate à doença e suas complicações. A Assembleia Legislativa do Piauí aprovou um Projeto de Lei que garantirá a distribuição gratuita de medicamentos e materiais necessários à aplicação e ao monitoramento da glicemia capilar aos portadores de diabetes no Piauí.

O projeto visa atender aos mais de 200 mil diabéticos, sendo 16.280 somente em Teresina. O Projeto de Lei é de autoria do deputado estadual Luciano Nunes (PSDB) e, nele, fica tida como obrigação dos municípios manter distribuição regular dos medicamentos necessários para o tratamento dos portadores de diabetes bem como à monitoração da glicemia capilar, dentre os quais: insulinas (em canetas descartáveis, em refil, para uso em canetas reutilizáveis e em ampolas); canetas reutilizáveis para aplicação de insulina; seringas e agulhas descartáveis; tiras reagentes para teste de glicemia capilar; lancetadores e lancetas e antidiabéticos orais.

Fábio Machado, de 55 anos, diz que convive com a diabetes há aproximadamente 20 anos, quando sentiu-se mal e, durante uma bateria de exames foi diagnosticado como portador da diabetes: “Eu sentia umas dores muito fortes espalhadas pelo corpo. Fui hospitalizado e acabei descobrindo que estava com diabetes. A partir dali minha vida mudou completamente. Mas com o passar do tempo você vai se acostumando.”

Autor da lei, Luciano Nunes comenta os serviços que serão ofertados: “A distribuição gratuita de medicamentos e insumos necessários ao autocuidado, em especial para a monitoração da glicemia capilar, repercutirão na redução da necessidade de internações – bem mais caras – em decorrência da redução significativa de complicações.”

Repórter: Victor Costa

Clique e curta Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES