Ataque a tiros no Maine foi o 565º do ano nos Estados Unidos; 18 morreram

O atirador que ainda não foi identificado matou 18 pessoas e feriu outras 13 na cidade de Lewinston, o local pacato tem menos de 40 mil habitantes

Ataque a tiros no Maine foi o 565º do ano nos Estados Unidos; 18 morreram | Joseph Prezioso/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ataque a tiros que matou pelo menos 18 pessoas na noite da última quarta-feira (25) no estado norte-americano do Maine foi o 565° registrado somente esse ano no país. O levantamento foi realizado pela ONG Gun Violence Archive (arquivo da violência com armas de fogo).

O atirador que ainda não foi identificado matou 18 pessoas e feriu outras 13 na cidade de Lewinston, o local pacato tem menos de 40 mil habitantes. O criminoso que tem por volta dos 40 anos segue à solta, as autoridades recomendaram que a população fique em casa e tranque as portas enquanto a busca continua. As aulas foram canceladas.

Ataque a tiros no Maine foi o 565º do ano nos Estados Unidos; 18 morreram / Foto: Reprodução

A Gun Violence Archive classifica como "tiroteio em massa" os ataques em que ao menos quatro pessoas são atingidas pelos disparos de arma de fogo. O Massacre no estado foi o mais fatal do ano. Em segundo na lista aparece o atentado que matou 11 chineses em Los Angeles no começo do ano. Em terceiro, fica o caso do atirador que matou oito pessoas em maio em meio a um shopping no Texas, antes de ser morto por um policial.

O tiroteio foi o que teve mais mortos no país desde maio de 2022, na época um ex-aluno invadiu uma escola primária em Uvalde, no Texas, e matou 21 pessoas, sendo duas professoras e 19 alunos entre 9 e 11 anos.  Somente esse ano 595 pessoas morreram, no mesmo período do ano passado, foram 545 mortes.

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu em pronunciamento uma lei mais rígida de controle de armas. De acordo com ele, a ação seria o mínimo que poderiam fazer por todos os americanos que têm de viver com as cicatrizes dos ataques. 

"Eu apelo aos congressistas republicanos para cumprirem seu dever de proteger a população norte-americana. Trabalhem conosco para passar uma lei proibindo rifles de assalto e cartuchos de alta capacidade, para criar uma verificação de antecedentes nacional, para implementar uma política de armazenamento seguro de armas e acabar com a imunidade para fabricantes de armas”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES