Até 2009, 670 escolas e instituições terão acesso a internet via satélite no Piauí

O anúncio é do diretor executivo da Embratel, Ney Acyr, que esteve reunido com Wellington Dias

Até 2009, 670 escolas e instituições terão acesso a internet via satélite no Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

At? mar?o de 2009 cerca de 670 escolas e institui?es governamentais piauienses ser?o contempladas com internet via sat?lite, atrav?s de programa do Minist?rio das Comunica?es e Casa Civil. O an?ncio ? do diretor executivo da Embratel, Ney Acyr, que esteve reunido com o governador Wellington Dias nesta ter?a-feira, 2, no Pal?cio de Karnak, acompanhado do diretor Executivo do Nordeste, Edivaldo Bardella.

Segundo Ney Acyr, a empresa venceu licita??o para a implanta??o desse projeto em 12 mil escolas do Brasil. Para isso, foram adquiridos dois sat?lites. ?Apresentamos alguns investimentos no Piau? e vamos alinhar nossos projetos aos objetivos priorit?rios do Estado, elencados pelo governador?, destaca o diretor.

A Embratel tem atuado no Piau? com liga?es a longa dist?ncia e internet com telefonia especialmente para pequenas e m?dias empresas. ?? o nosso mais novo produto, com oferta de at? quatro linhas e internet de 2 GB, sem a assinatura e com a preserva??o do n?mero caso o cliente queira mudar de operadora?, afirma o gerente executivo da Embratel no Estado, Giedel Soares.

A empresa tamb?m conseguiu licen?a para operar TV por assinatura via sat?lite, barateando a oferta dos servi?os. ?Para o programa P?lo Digital, a empresa garantiu toda a conectividade, via fibra ?tica ou sat?lite, para todas as empresas?, declarou o diretor-geral da Ag?ncia de Tecnologia da Informa??o, Ant?nio Torres da Paz.

Prioridades

O governador Wellington Dias sugeriu parceria na execu??o do Programa Universidade Aberta, na oferta de aulas via internet. J? s?o, segundo ele, 37 de um total de 50 p?los a serem implantados at? o pr?ximo ano. O modelo prev? uma central em Teresina, de onde ser?o transmitidas teleaulas para cidades do interior. ?At? 2010, a meta ? atingir todos os munic?pios. Laborat?rios e aulas presenciais, entre outros, devem acontecer em 70 p?los?, declarou.

Foram tamb?m apresentadas propostas para a expans?o da TV Antares, para retransmiss?o da programa??o local; e oferta de tecnologias em telecomunica?es via fibra-?tica para as duas zonas de processamento de exporta??o a serem implantadas no Estado, nos munic?pios de Parna?ba e Eliseu Martins.

A elabora??o de projeto para a oferta de banda larga em munic?pios estrat?gicos foi outra solicita??o do governador. Ele citou os munic?pios de Uru?u? e Bom Jesus, destaques na ?rea de agroneg?cio; e S?o Jo?o do Piau?, no que se refere a fruticultura e minera??o.

Parceria tamb?m foi sinalizada para a implanta??o da rede p?blica governamental, cujo projeto est? em fase de finaliza??o, com expectativa de conclus?o de processo de licita??o at? o final do ano. ?O Estado tem todo interesse na parceria. In?meras s?o as possibilidades. Solicitei ainda projeto de telecomunica??o voltado para o p?lo de sa?de, que possibilite o acesso a consultas, exames, acompanhamento de cirurgias por profissionais da sa?de, numa esp?cie de teleatendimento?, acrescentou Wellington Dias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES