mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Atenção plena transforma ensino nas escolas

O curso da Escola Atenção Plena tem sido implantado em escolas de Ensino Fundamental e Médio, nas redes pública e privada,

Atenção plena transforma ensino nas escolas
Atenção Plena | Divulgação

O curso da Escola Atenção Plena, que visa melhorar bem-estar físico e emocional, tem sido implantado em escolas de Ensino Fundamental e Médio, tanto da rede pública quanto da privada no Piauí e Maranhão, no intuito de capacitar professores para que possam extrair a atenção plena dos alunos diante dos assuntos ministrados dentro de sala de aula.

Para mais informações, acesse: https://escolaatencaoplena.com.br/

A proposta do curso é toda baseada em resultados comprovados em pesquisas neurocientíficas. O objetivo principal é ensinar as pessoas a controlar a sua atenção para o presente momento e no ambiente escolar, beneficiar tantos os professores na ministração do conteúdo quanto os alunos, despertando o empoderamento emocional, ensinando a lidar com a adversidade de forma mais inteligente, reduzindo a reatividade, além de promover o desenvolvimento de atenção e concentração.

Atenção plena transforma ensino nas escolas - Imagem 1

Na semana passada, os professores do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Residencial Pedra Mole    receberam o diploma de conclusão do curso. Com a diplomação, os educadores vão poder colocar em prática as técnicas para que possam desenvolver uma atenção plena e alcançar o maior número de alunos para que outras centenas de pessoas também sejam beneficiadas, formando assim multiplicadores dos exercícios.

Para a coordenadora do Ceti Pedra Mole, Maria Auzenira Pereira, o curso foi uma experiência transformadora e as técnicas serão aplicadas ao longo do ano letivo com os alunos da escola para melhorar a concentração deles com relação aos estudos. “O curso de Atenção Plena foi um curso que os professores abraçaram, porque como nossa escola fica na periferia, que atende adolescentes em situação de vulnerabilidade e com pouco estímulo para estudar, então esse curso vai ser muito importante para poder melhorar nesse aspecto”, avaliou.

Maria Auzenira acrescenta ainda que o curso auxilia e traz benefícios em todos os aspectos da vida humana. “O curso traz aspectos positivos, tanto no lado da educação, quanto no lado pessoal e profissional. É um curso que eu indicaria para todo ser humano, pois é um aprendizado de vida. Está sendo uma experiência incrível”, revelou a coordenadora.


As técnicas da Atenção Plena auxiliam a resolver problemas como déficit de atenção, um problema grave que prejudica fortemente o desempenho escolar. A velocidade e tecnologia, crescente na sociedade moderna, estão causando nas crianças um alto nível de distração em sala de aula. Outros problemas relacionados são a impulsividade, desorganização, esquecimento, hiperatividade e explosões emocionais, causando o chamado estresse tóxico.

Daniel Guimarães, coordenador do projeto Escola Atenção Plena, esclarece que a concentração é importante em todas as áreas da vida. “Através dessa técnica, você passa a estar ciente de como você se sente, dos pensamentos que você tem, como é que você transforma a reatividade em uma resposta inteligente, você cria espaço para responder à vida de maneira mais inteligente. Essa é a base da atenção plena, que pode ser utilizada por qualquer pessoa para melhorar a sua vida em todas as áreas”, explica.

Técnica auxilia escola a alcançar resultados

Com o intuito de disseminar os conhecimentos referentes à Atenção Plena e fazer com que crianças e adolescentes treinem a sua concentração e desenvolvam sua inteligência em todas as áreas das suas vidas, a Escola Casa Meio Norte, situada na Vila Cidade Leste, na zona Leste da capital piauiense, foi a primeira instituição a receber a capacitação e já vê, na prática, os resultados.

Crédito: José Alves FilhoCrédito: José Alves Filho

“A metodologia trazida pelo curso se somou a todo legado e sistemática que a escola vem trabalhando ao longo dos anos com o silêncio pedagógico e a atenção plena, mostrando para as crianças que o desespero não faz a gente resolver as coisas com rapidez, trabalhando a respiração, sendo muito importante na disciplina e atenção dos alunos. Por esses e outros motivos, podemos comemorar excelentes resultados, como a conquista do 1º lugar no Ideb de Teresina”, comemora Rutinéia Lima, diretora pedagógica da escola.

Segundo Rutinéia, pedagogicamente as escolas que tiverem acesso à metodologia da Atenção Plena só têm a somar na busca do equilíbrio de mente, corpo e espírito e fazendo com que os alunos estejam mais confortáveis em sala de aula. “Além disso, a atenção plena é muito importante em qualquer contexto da vida,    sendo essencial para o ser humano, para que você se perceba enquanto sujeito humano”, pontuou.

Na escola, o curso já é bastante consolidado com as crianças do Ensino Fundamental, estabelecendo a fundação para o ensino com métodos de gestão de estresse, inteligência emocional e habilidade interpessoal, através de um programa de capacitação, que integra uma abordagem neurocientífica a práticas de atenção e desenvolvimento humano nas escolas. (W.B.)

Curso contribui para processos psicológicos

Uma das escolas mais conceituadas nacionalmente, o Instituto Dom Barreto, também aderiu à abordagem da Escola Atenção Plena, melhorando a qualidade da presença em sala de aula, e bem-estar de seus professores e alunos no Ensino Fundamental. O curso de Atenção Plena para Educadores formou os professores para que apliquem e orientem as crianças em sala de aula a ter o máximo de concentração ao conteúdo ministrado.

Atenção plena transforma ensino nas escolas - Imagem 3

A psicóloga Delite Barros ressalta que já existia uma prática nesse sentido do serviço de psicologia do colégio, mas o curso da Escola de Atenção Plena foi útil para estimular muito mais a equipe e o corpo docente a trabalhar com os alunos. “O curso provoca os processos psicológicos básicos como atenção, memória, raciocínio e tem uma contribuição importante em sala de aula e a ideia é que se continue trabalhando nesse sentido”, destacou.

Psicóloga Delite Barros - Crédito: Leo VilariPsicóloga Delite Barros - Crédito: Leo Vilari

Para a profissional, a proposta do curso é muito interessante, pois vai além do cuidado cotidiano do presente momento, mas que também serve para a vida toda. “No momento que você se percebe no aqui e agora, a tendência é se reconhecer como sujeito de direito, para um autoconhecimento, para pensar no que fala, no momento que fala, do seu comportamento, quais são as reações emocionais que você tem e como você lida com essas emoções”, finaliza. 

Medidas simples melhoram a concentração

Os professores do Projeto Educativo Mãos Dadas, localizado em Timon (MA), também receberam a capacitação da Escola Atenção Plena, sendo o primeiro colégio do município que teve a execução desse projeto e servirá como referência para outras unidades escolares da cidade. A diretora da escola, Mara Waleska, revela que cerca de 35 professores foram diplomados e vão poder aplicar ao longo do ano letivo as ferramentas para ajudar o melhor desempenho dos estudantes em sala de aula.

Crédito: Leo VilariCrédito: Leo Vilari

“O curso foi muito importante, pois mostrou que através de medidas simples que podemos adotar no nosso cotidiano, nos fazendo refletir que precisamos fazer cada vez mais no nosso dia para que possamos melhorar nossa concentração, entendimento e aprender a ter atenção no momento presente”, considerou a diretora, ressaltando que o curso promove a busca pela atenção plena, sendo essencial para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem. 

Atenção plena transforma ensino nas escolas - Imagem 6

Crédito: Leo Vilari




Tópicos

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail