Dependentes químicos terão casa especial em Teresina

Dados evidenciam que as crianças e adolescentes são as vítimas mais vulneráveis dos entorpecentes.

DEPENDENTES QUÍMICOS | Serão acompanhados pelo projeto | Jornal Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Geralmente, a dependência começa pelos tipos leves ou mesmo lícitos, como álcool e cigarro. Em pouco tempo eles estão usando drogas com maior poder destrutivo e se tornando meninos de rua. Essa é apenas uma das constatações da equipe que forma o Consultório de Rua, um projeto desenvolvido pela FMS, Semtcas, Semec, Semjuv, Sesapi, SASC e 2ª Vara da Infância e Juventude.

O trabalho tem como objetivo identificar as crianças e adolescentes de rua que são usuários de drogas. A partir dessa inciativa, surgiu a necessidade de criar uma Casa de Acolhimento Transitório, que deve abrigar as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade por até 10 dias. Depois desse período, os jovens devem ser encaminhados para outros programas assistenciais do município ou Estado. O projeto da Casa já foi aprovado pelo Ministério da Saúde e aguarda apenas a liberação do recurso no valor de R$ 288 mil.

Segundo Cláudia Carvalho, coordenadora do programa Consultório de Rua, as drogas mais consumidas pelos jovens são álcool, cigarro e crack, nesta ordem. ?A chegada dessas crianças e adolescentes à rua está relacionada à falta de acesso à educação, lazer e família. Cada um tem sua justificativa para estar naquela situação?, declara a coordenadora. De acordo com a secretária Graça Amorim, 45 jovens são acompanhados pelo projeto.

A idade varia entre 10 e 18 anos, embora sejam identificados também adultos de até 28 anos. Os pontos de concentração desses meninos de rua são o balão da Tabuleta, o cruzamento da Miguel Rosa com a Gil Martins e a Avenida Nossa Senhora de Fátima.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES