Atendimento do HUT será completamente modificado após reforma

O fluxo de atendimento do Hospital de Urgência de Teresina (HUT)

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O fluxo de atendimento do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) será completamente modificado após a finalização da obra do Pronto Atendimento (PA). Ao dar entrada no hospital o paciente, obrigatoriamente, passará pela Classificação de Risco e será encaminhado para uma das salas de emergência, que serão identificadas por cores, obedecendo a normas da Política Nacional Humanização (PNH) do Ministério da Saúde.

Segundo a PNH o atendimento não deve acontecer obedecendo à ordem de chegada do paciente ao hospital, mas de acordo com a gravidade de cada caso. Para facilitar o entendimento junto à população o Ministério da Saúde utiliza cores para representar cada caso de acordo com a gravidade.

O paciente classificado com a cor vermelha – prioridade 0 (zero) - é considerado caso muito grave, em que o paciente corre risco de vida e precisa de atendimento imediato; com a cor amarela – prioridade 1, o caso também é grave, mas pode aguardar atendimento por até 30 minutos com uma reavaliação de enfermagem a cada 30 minutos.

As demais cores, verde – prioridade 2 - e azul – prioridade 3 -, são consideradas para os casos em que o paciente não corre risco iminente de morte, assim o atendimento poderá ser iniciado no HUT e, em seguida, o paciente será encaminhado para os demais serviços de saúde, de acordo com a prioridade de cada caso.

O diretor geral do HUT, Dr. Gilberto Albuquerque, explica que o hospital já trabalha com esse dispositivo e que as mudanças acontecerão por conta da adequação da estrutura física. “Ganharemos salas que serão identificadas pelas cores da PNH. Isso melhorará a resolutividade e a qualidade do nosso atendimento”, explicou o diretor.

Em ritmo acelerado, a reforma do PA está programada para ser entregue no mês de agosto. Com a obra finalizada o HUT contará com 51 leitos individualizados que, segundo o diretor, proporcionará aos pacientes mais privacidade e conforto durante a assistência. “Já terminamos toda parte estrutural e estamos finalizando a colocação do forro de gesso e o revestimento das paredes”, detalhou.

A reforma faz parte de um conjunto de ações que estão sendo implementadas no HUT desde a inserção do hospital no Programa SOS Emergência. Estão sendo investidos quase R$ 3 milhões, com contrapartida da Prefeitura de Teresina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES