Atendimentos são ampliados em período de chuvas

A Unidade Unimed Ilhotas utiliza a classificação de riscos, que humaniza e organiza os atendimentos por ordem de gravidade.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a mudança climática é comum o aumento das ocorrências de Infecções das Vias Aéreas (IVAs) e, consequentemente, do aumento dos atendimentos nas urgências e emergências da capital. As causas são diversas: vírus, bactérias, tabagismo, exposição a alérgenos (ácaros, poeira e fungos), poluição ambiental e pelos de animais. 

De acordo com o médico pediatra Alberto de Almeida, diretor técnico do Pronto Atendimento Infantil 24h da Unidade Unimed Ilhotas, no período de chuvas o número de atendimentos mensais na urgência e emergência aumenta. “Isso resulta em uma média de mais de 200 crianças atendidas diariamente e a maioria dos casos são diagnósticos relacionados a infecções das vias aéreas”, conta.

Em decorrência do período crítico, a Unidade Unimed Ilhotas ampliou a equipe médica no plantão e adotou o protocolo de classificação de risco, validado internacionalmente e recomendado pelo Ministério da Saúde. “Nossa equipe médica é formada 100% por pediatras e, nesse período, vimos a necessidade de aumentar a equipe, especialmente nos horários de pico, que são durante o dia. Ainda assim, estamos tratando de um período do ano em que há, de fato, um aumento significativo da procura por atendimento e que deve normalizar nos próximos meses”, explica o médico. A classificação é dinâmica, ou seja, se o paciente piorar durante a espera, ele será reclassificado.

Classificação de risco

Por meio do protocolo classificação de risco, o paciente passa por uma avaliação antes do atendimento médico e recebe uma pulseira colorida, de acordo com a gravidade do seu caso, o que resulta em um tempo limite de espera para sua segurança. “As pessoas devem se conscientizar de que o atendimento deve ser feito de acordo com o potencial de risco e o grau de sofrimento dos pacientes, e que isso é garantia à vida”, alerta Alberto.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES