Atentado de 11 de setembro nos EUA completa 21 anos com homenagens

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden pediu pela “proteção da liberdade e da democracia” durante seu discurso.

Atentado de 11 de setembro nos EUA completa 21 anos com homenagens | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste domingo (11) civis e militares realizaram homenagens para lembrar o 21º aniversário dos ataques de 11 de setembro de 2001, que mataram quase 3.000 pessoas quando aviões sequestrados se chocaram no World Trade Center, no Pentágono e em um campo na Pensilvânia.

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden pediu pela "proteção da liberdade e da democracia" durante seu discurso neste domingo (11), no Pentágono, em Washington. A fala foi dita depois de uma homenagem com coroas de flores às quase 3 mil vítimas dos ataques de 11 de setembro de 2001. 

"A própria história americana mudou naquele dia. Mas o que não mudaremos, o que não podemos mudar é o caráter desta nação que os terroristas pensaram que poderiam ferir", afirmou Biden.

Joe Biden discursou no aniversário do 11 de setembro (Foto: Anna Moneymaker)

A bandeira dos Estados Unidos foi estendida, enquanto um policial do Pentágono cantava o hino nacional sob uma chuva torrencial e gaitas de foles tocavam ‘Amazing Grace’. Em um discurso, Biden agradeceu os militares e bombeiros que se dedicaram às buscas nos escombros das Torres Gêmeas. 

O atentado provocado deixou quase 3 mil mortos. “O que nunca mudará é o caráter dessa nação que os terroristas acharam que poderiam derrubar. E o que é esse caráter? O caráter de sacrifício, amor, generosidade, força, resiliência, que foi crucial no 11 de setembro”, disse o presidente.  

Na cidade de Nova York, houve uma cerimônia realizada no Memorial do 11 de Setembro, onde várias pessoas se reuniram para a leitura dos nomes das vítimas. Houve ainda seis momentos de silêncio em toda a cidade em alusão às colisões dos aviões e ao desabamento das duas torres do World Trade Center.

Familiares prestam suas homenagens às vítimas do atentado de 11 de setembro de 2001 (Foto: YUKI IWAMURA)11 DE SETEMBRO DE 2001

A tragédia matou 2.977 pessoas, além dos 19 sequestradores dos aviões que caíram no World Trade Center, no Pentágono e em um campo na Pensilvânia. Osama bin Laden e a Al Qaeda assumiram a responsabilidade pelos ataques suicidas, seguidos pela guerra no Afeganistão liderada pelos Estados Unidos. 

As forças americanas mataram Bin Laden em maio de 2011 em uma operação surpresa em seu esconderijo em Abbottabad, no Paquistão, depois de quase 10 anos caçando o líder da Al Qaed. O 11 de Setembro é considerado o ataque com o maior número de mortos da história.

Atentado de 11 de setembro nos EUA completa 21 anos com homenagens (Foto: G1 Globo)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES