Atividade com escolas aproxima Polícia Militar da comunidade na periferia

A Polícia Militar (PM-PI), em conjunto com a diretoria das escolas, realizou maratona de redação para desmistificar o papel repressor da atuação da PM

Avalie a matéria:
Escola | Efrem Ribeiro
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A ida à escola, na manhã de ontem (25), foi diferente para cerca de 500 alunos da Unidade Escolar Dom Helder Câmara e Unidade Escolar Raimundo Nonato, ambas localizadas na Vila Irmã Dulce, zona Sul de Teresina.

A Polícia Militar (PM-PI), em conjunto com a diretoria das escolas, realizou maratona de redação para desmistificar o papel repressor da atuação da PM.

Os alunos que escreveram os quatro melhores textos foram premiados com medalha e sobrevoo na aeronave MultiMissão do Grupamento Tático Aéreo Policial (GTAP).

"Fomos convidados para reforçar o policiamento na comunidade, mas nós não queríamos chegar apenas como um órgão repressor, que não é o papel da polícia, principalmente junto aos jovens. Imaginamos essa aproximação por meio da maratona de redação, para quebrar esse impacto da chegada da polícia nos colégios.

A nossa intenção é fazer a interação com a comunidade, por isso, os alunos que fizeram as melhores redações puderam sobrevoar o bairro na aeronave da Polícia", explica o comandante do Policiamento da Capital, tenente-coronel Alberto Menezes.

A cerimônia de premiação contou com presença dos alunos, familiares e comunidade em geral. A banda sinfônica da Polícia Militar entoou o Hino Nacional para a abertura da atividade, que já estava sendo fomentada nas escolas desde a última segunda-feira (22).

A experiência do sobrevoo foi aproveitada pelos alunos Samuel de Sousa, Helder Carneiro, Jéssica Pessoa e Débora Braga, que conseguiram a melhor avaliação das redações.

Para Samuel, do 5º ano, a presença dos policiais dá mais segurança e tranquilidade para a região. O garoto disse estar ansioso para ver o bairro em que sempre morou, pela primeira vez, do alto.

Os sobrevoos duraram cerca de 5 minutos. "Essa aeronave traz benefício em todos os sentidos para a sociedade, na parte de segurança pública e defesa social.

Hoje, as pessoas podem ver de perto que o Estado apresenta mais um serviço para reforçar a segurança da nossa cidade", explica o comandante do GTAP, tenente-coronel Frota Gomes.

Segundo o diretor da Unidade Escolar Dom Helder Câmara, Minício de Jesus Rêgo, a realização da maratona foi eficaz para transformar o pensamento dos alunos. "Podemos ver estampado no rosto das crianças a alegria por serem valorizadas, e não aparecerem na mídia apenas de maneira negativa.

Conseguimos reverter a visão negativa da polícia, que agora mostra que pode ser amiga e companheira, com certeza, assim, cumprindo um papel muito mais eficaz. As famílias sentem que as crianças pode ir para a escola com maior seguridade", relata.

Aeronave MultiMissão - A aeronave MultiMissão, modelo Esquilo AS 350 B2, é equipada com farol de busca, sistema anticolisão e kit de maca aeromédico.

O novo equipamento tem por objetivo agilizar as operações aéreas nas áreas da segurança pública, defesa civil e Corpo de Bombeiros. Além dessa aeronave, a Polícia Militar do Piauí já possui outro aeroplano modelo Robson 44, empregado em ações de patrulhamento, resgate e transporte aeromédico.

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES