mais

Atividade física por uma melhor qualidade de vida e saúde

Cada vez mais pessoas buscam na atividade física bem estar e melhor qualidade de vida, deixando para trás problemas de saúde

Diego Cordeiro de Oliveira, de 32 anos, apesar de ser portador de Espondilite anquilosante, um tipo de artrite, autoimune inflamatória crônica, que afeta os tecidos conjuntivos, especialmente, as articulações da coluna, causando rigidez e dor nas costas, conseguiu mudar seu quadro clínico através da prática da atividade física. O analista de sistemas, que começou a praticar corrida e hoje faz ciclismo, passou a ter uma melhor qualidade de vida ao somar o esporte com uma boa alimentação e o tratamento da doença, que também pode afetar os quadris, joelhos, ombros e outras regiões.

“Antes de sair do sedentarismo, mesmo com o tratamento e a medicação sentia muitas dores. Desde que comecei a me exercitar em outubro de 2020, desde então, já são 25 quilos a menos e muitos quilômetros de bike a mais”, destacou o analista, que no mês passado pedalou de Teresina a Parnaíba com um grupo de mais quatro amigos, superando os próprios limites.

Diego Cordeiro melhorou com as pedaladas/Arquivo pessoalDiego Cordeiro melhorou com as pedaladas/Arquivo pessoal

Praticar atividade física é essencial para a saúde física e mental. Agora um recente estudo americano revelou que a prática frequente de atividade física pode estar relacionada com a capacidade do ser humano de encontrar propósito na vida e vontade de viver.  Pesquisas anteriores já haviam comprovado os benefícios da prática esportiva no controle de doenças e no aumento da expectativa de vida.

Após 9 anos de observações e mais de 18 mil participantes, entre homens e mulheres a partir dos 50 anos, a investigação mostrou que quanto mais forte o senso de propósito na vida, mais ativas as pessoas são - e vice-versa.

O estudo, liderado por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e da Universidade de Warwick, no Reino Unido, foi publicado em maio de 2021 no periódico científico americano "Journal of Behavioral Medicine". Os pesquisadores definem propósito na vida como a habilidade de desenvolver “metas e objetivos que dão direção e significado à vida.”

Benefícios estão além das questões ligadas à estética

O personal trainer e coreógrafo Diego Aguiar destaca que em tempos de ditadura da beleza que impõem padrões estéticos tanto para homens quanto mulheres de qualquer faixa etária, falar em exercício físico como maneira de cuidar da saúde geralmente fica em segundo plano. Mas a verdade é que os benefícios trazidos pelos exercícios estão além das questões ligadas à estética.

“Já  está mais do que provado que a atividade física é o único agente preventivo de doenças. Praticar exercícios físicos de forma regular e manter uma alimentação saudável e equilibrada afasta você do mal que mais afeta o ser humano e que pode trazer riscos à saúde, o sedentarismo. Dentre os vários benefícios do exercício físico pode-se citar para saúde mental: aumento do bem-estar físico, emocional e psíquico; redução das respostas emocionais frente ao estresse, estado de ansiedade e abuso de substâncias; redução de níveis leves e moderados de depressão e ansiedade”, afirmou.

Diego Aguiar partica exercício para cuidar da saúde/arquivo pessoalDiego Aguiar partica exercício para cuidar da saúde/arquivo pessoal

Para a saúde física, a atividade física auxilia a reduzir os riscos de desenvolvimento de enfermidades cardiovasculares, como infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e hipertensão; Controle da taxa de colesterol LDL (colesterol ruim) e aumento do colesterol HDL (gordura de boa qualidade), sem deixar de mencionar a liberação da endorfina que é o hormônio ligado ao prazer no pós exercícios. (W.B)


Treino online dá resultado?

O mundo todo passou a consumir mais conteúdos digitais por conta das medidas de isolamento social para combate à Covid-19. Diante desse quadro, alguns profissionais tiveram que se adaptar a essa nova realidade e passaram a oferecer seus serviços pela internet, como é o caso dos personal trainers. Com as academias fechadas, muitos precisaram criar novas estratégias para atrair e fidelizar clientes.

Sendo assim surgiu o treinamento online, trazendo diversos benefícios, entre eles: praticidade, segurança, prioridade, resultados, saúde e conforto.  “Assim como na academia tradicional, para ter resultado é preciso de empenho e dedicação. Ou seja, não faltar às aulas e não “matar” o exercício. No entanto, é preciso aliar exercícios físicos a um estilo de vida saudável para os resultados serem ainda melhores”, considera o personal Diego Aguiar.(W.B)

Acompanhamento de profissional é essencial

O personal e instrutor de crossfit Maykon Arruda, lembra que a grande maioria das pessoas procuram exercício físico para melhorar seu corpo esteticamente, mas esse não é o único benefício que ele proporciona. Além de melhorar o condicionamento físico, a prática regular, também, melhora a capacidade cognitiva e diminui os níveis de ansiedade, estresse, depressão, déficit de atenção e hiperatividade. Além de melhorar o humor e o sono.

“Mesmo com esses tempos de isolamento social é importante se manter ativo, com exercícios em casa. Essa forma de atividade ganhou muita força por conta da pandemia e cresceu muito, pois as pessoas viram a necessidade de se manter ativas. Treinos em casa se tornaram uma ótima alternativa, fazendo com que as pessoas treinem usando os objetos de casa como equipamentos”, disse.

Maykon revela que os treinos ganharam a modalidade remota através de vídeo chamada, aulas online, tudo para entregar exercício de qualidade para as pessoas.

Treino online tem sido uma boa opção de atividade física durante período de pandemia /Arquivo pessoalTreino online tem sido uma boa opção de atividade física durante período de pandemia /Arquivo pessoal

 “Isso ajudou muito as pessoas a manterem sua imunidade alta, e melhorando sua saúde mental. Nunca se falou tanto em imunidade por conta da pandemia do coronavírus.  Sem dúvidas a melhor forma de aumentar a imunidade é com a prática de exercícios físicos. Mas precisamos falar que o exagero na hora da prática, pode ser algo que faça com que sua imunidade baixe, ao invés de aumentar. Nos tornando mais suscetíveis ao vírus”, afirma.

Por isso a importância de um acompanhamento de um profissional de educação física na hora da prática é fundamental. “Doses exageradas de treinos irão diminuir sua imunidade, deixando as pessoas mais frágeis. O importante é manter uma vida ativa com exercício físico regular”, detalhou.(W.B)


O que é seguro ou não entre as atividades

Devido a pandemia do novo coronavírus, mesmo aqueles que não passavam um dia sem fazer atividade física, precisaram adaptar suas rotinas.  Muitos atletas, amadores e profissionais, ou simplesmente adeptos à prática por questões de saúde e bem-estar, ainda têm dúvidas sobre o que é seguro ou não em meio a prática dessas atividades.

Os médicos alertam para um maior risco em modalidades que envolvem grupos, devendo ser evitado qualquer tipo de contato. Além disso, deve-se prestar atenção ao local em que a atividade será realizada. Lugares cheios apresentam alto risco, e o uso de máscara é imprescindível, seja qual for a situação.

As autoridades de saúde categorizam as modalidades por três níveis de risco, isto é: baixo, médio e alto.

Modalidades

Risco por modalidade - Pouco arriscado: Corrida/Caminhada, Pedalada e Trilha; Risco Moderado: Natação e Voleibol; Muito arriscado: Academia, Artes Marciais chineses, Futevôlei e Futebol. A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

A recomendação é usar máscara individual descartável ou de pano, evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. (W.B)

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail