Atividades da Agricultura Familiar mobilizam a população de THE

Uma das mobilizações aconteceu na manhã de ontem.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Todos têm direito a uma alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente. É o que consta na Declaração Universal dos Direitos Humanos. No entanto, nem todos têm de maneira igualitária acesso a essa alimentação.

Para alertar a sociedade, em âmbito mundial, sobre a questão da fome e da insegurança alimentar, foi comemorado sexta-feira, 16, o Dia Mundial da Alimentação, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Uma das mobilizações aconteceu na manhã de ontem, (16), na Rua Climatizada, localizada no centro de Teresina, e chamou atenção das pessoas que passavam pelo espaço, para participarem das atividades que envolvem orientação acerca da alimentação saudável, como: avaliação nutricional, distribuição de materiais informativos, aferição da pressão arterial e ainda venda de alimentos produzidos pela Agricultura Familiar.

Quem não deixou de conferir a ação foi Maria dos Reis, funcionária pública, que tratou logo de adquirir suas frutas preferidas: “Já comprei a preços bem razoáveis caju e seriguela, que são minhas frutas preferidas. Passando por aqui não pude deixar de comprar”, fala. Para Ana Macêdo, coordenadora de segurança alimentar da Semtcas, o evento vem para apresentar a população, alternativas de conquistar uma vida saudável. “Essas atividades vêm para mobilizar a população, que muitas vezes, deixam de lado a qualidade de vida, por comodismo. A ação é para incentivar o consumo de refeições mais saudáveis e ainda os devidos cuidados com a saúde. Segundo Delsiana Arrais, coordenadora do Núcleo Ambiental da Semam, o trabalho que envolve a população põe em destaque o projeto “Teresina mais Verde”, que promove distribuição de mudas.

“Foram mais de 400 mudas frutíferas doadas, como tamarindo, acerola e até limão. Essa ação é uma parceria com as SDUs, onde incentivamos a plantação de mudas. Até porque o nosso papel é cuidar do meio ambiente e Teresina requer um tratamento especial, já que possui altas temperaturas”, pontua. A iniciativa é da Fundação Municipal de Saúde (FMS), com o apoio da Semtcas, Semam, Ong Fazenda da Paz e de universidades públicas e privadas.

Agricultores vendem alimentos naturais

O Dia Mundial da Alimentação é uma ótima oportunidade dos agricultores familiares da zona rural de Teresina, apresentar seus produtos a sociedade e ainda vender a preços justos. Foram comercializados frutas, verduras, bolos, leite, queijo e doces. A ação aconteceu nesta sexta-feira, (16), no pátio da Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi), onde servidores públicos compraram, diretamente, frutas, legumes e verduras de quem realmente produz.

Quem conseguiu vender mais de 95% de seus produtos foi Livramento Cunha, agricultora da comunidade do município de José de Freitas, que produz o quiabo, chuchu, queijo e leite. Para a agricultora, a iniciativa é uma forma de incentivar e facilitar a comercialização dos produtos, sem a intervenção de atravessadores.

“Já vendi quase todos os meus produtos. Quando vendemos aos atravessadores, eles compram bem baixo do mercado e revendem a preços elevados. Então, o evento é uma forma de mostrar aos demais agricultores, o valor real dos nossos produtos e também a população, que vai poder aproveitar os produtos saudáveis e a preços justos”, ressalta.

Na ocasião, os servidores públicos tiveram a oportunidade de receber, por meio de profissionais da saúde, avaliação nutricional, medição da pressão e da taxa glicêmica, verificação do IMC e ainda compra de alimentos sem agrotóxicos cultivados na zona rural da capital. Para Vera Cavalcante, coordenadora da Saúde do Trabalhador da Sesapi, a ação vem para valorizar a produção e o consumo de alimentos saudáveis.

“Queremos incentivar o consumo de alimentos saudáveis e sem agrotóxicos. Muitos estão aproveitando esse espaço para vender seus produtos da terra e o público que passa por aqui, aprender a ter uma vida mais saudável”, destaca.

O evento foi promovido pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi), em parceria com Senac, SDR, cooperativas da Agricultura Familiar e de faculdades públicas e particulares.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES