Atlantis decola em seu último voo

Atlantis decola em seu último voo

Atlantis partiu com quatro astronautas nesta sexta-feira | Divulação/Nasa
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Atlantis foi lançado nesta sexta-feira com quatro astronautas a bordo rumo à ISS (Estação Espacial Americana), no último voo de um ônibus espacial americano. O lançamento, previsto inicialmente para as 11h26 local (15h26 GMT), foi atrasado alguns segundos.

Antes da decolagem, o diretor de lançamento da Nasa (Agência Nacional Americana), Mike Leinbach, desejou boa sorte à tripulação. A missão, de 12 dias, marca o final de uma era espacial, deixando os Estados Unidos sem naves capazes de colocar em órbita seus astronautas.

O Atlantis entregará 3,7 toneladas de alimentos e equipamentos à ISS para permitir que a estação orbital e sua tripulação permanente de seis pessoas contem com abastecimento durante um ano.

Novas expedições

Com a aposentadoria da Atlantis, as cápsulas Soyuz russas serão as únicas opções para levar astronautas ao espaço. No entanto, diferente do ônibus espacial americano, elas não vão levar cargas pesadas. ?Essa é a primeira vez desde a década de 1960 que os EUA não têm como levar humanos ao espaço?, diz Angie.

?É embaraçoso que estejamos nessa situação, mas por outro lado, talvez isso possa aumentar a nossa motivação e nos permita, daqui a 20 anos, lançar a próxima grande novidade. A Nasa vai ter que se tornar menos burocrática ? e com certeza vai ter de diminuir de tamanho?, avalia a professora.

A Agência Espacial Europeia e a Agência Espacial Japonesa vão desenvolver naves de abastecimento para a ISS, mas elas vão queimar quando chegarem ao espaço.

À parte uma possível expedição à Marte, não há ?próxima grande novidade? para a Nasa. Por causa disso, especialistas acreditam que um grande número de astronautas está pensando em deixar a entidade. De sua parte, Patrick está envolvido no projeto de um novo ônibus, chamado Orion. ?Quando era criança, eu sempre me senti inspirado pelo programa espacial?, afirma. ?Na verdade, acho que o seu principal benefício é justamente inspirar as pessoas.?

Desemprego

O programa espacial garante 40 mil empregos no Estado americano da Flórida. Com o seu fim, a maioria dessas vagas pode desaparecer, e cerca de três mil trabalhadores já foram demitidos. Além dos empregos, o negócio movimenta US$ 4 bilhões anualmente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES