Atualização cadastral do Bolsa Família é adiada para 31 de dezembro

Os beneficiários que estiverem com mais de dois anos sem atualizar dados terão benefícios cancelados.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prazo limite para a atualização cadastral dos beneficiários do programa de transferência de renda federal, Bolsa Família foi prorrogado até o dia 31 de dezembro, pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

A ampliação do prazo é resultante de mudanças no sistema do Cadastro Único (CadÚnico). Durante o processo de migração dos dados para a atualização do sistema, o trabalho de atendimento aos beneficiários ficou suspenso, o que acabou atrasando a atualização que deveria ocorrer até 31 de outubro, por conta disso o prazo foi ampliado.

A partir de janeiro de 2012, os beneficiários que estiverem com mais de dois anos sem atualizar os dados, terão os benefícios cancelados, e a partir de março, se os cadastros não forem atualizados, o MDS irá cancelar os benefícios.

Entre janeiro e setembro de 2011, os gestores municipais atualizaram o cadastro de 638.302 famílias, que representam 48% das 1,3 milhão que precisavam renovar seus dados neste ano. Restam 692.646, ou seja, 52% devem passar pelo mesmo processo para evitar que seus benefícios sejam bloqueados ou cancelados.

No Piauí, das 438.263 famílias cadastradas, 89.059 têm que efetuar o cadastro este ano. Desse total, 41.414 famílias tinham como prazo para recadastramento o mês de janeiro de 2011, 24.467 famílias deveriam ter atualizado os dados até agosto de 2011 e 23.178 que deveriam regularizar a sua situação até 31 de outubro, ganharam mais dois meses de prazo.

De acordo com as estimativas do MDS, 55,97% das famílias beneficiadas no Piauí ainda precisam atualizar os seus dados cadastrais. A atualização cadastral a cada dois anos é determinada pelo decreto nº 6.135, de 2007.

Mudança de endereço ou de renda, localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar e composição familiar são informações fundamentais para a boa gestão do programa de transferência de renda.

É necessário que esses dados retratem a realidade dos beneficiários para garantir que o Bolsa Família chegue à parcela da população com renda per capita de até R$ 140.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES