Audi promove duelo entre RS7 sem piloto e com piloto a 305 km/h; descubra quem venceu

Audi RS7 sem piloto duela contra Audi com piloto a 305 km/h... e vence

Audi | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em tentativa de mostrar que a direção autônoma pode ser muito mais eficiente do que se imagina, a Audi colocou nesta semana duas unidades do esportivo RS7 para duelarem no circuito de Oschersleben, na Alemanha. Um continha a tecnologia de direção autônoma; o outro foi dirigido por um piloto humano.

Não é que o RS7 autônomo venceu?

Segundo a marca, o veículo, chamado carinhosamente de "Bobby", alcançou 305 km/h e bateu o oponente por cerca de cinco segundos na linha de chegada. A explicação para tamanha eficiência está na forma como o modelo lê as rotas à sua frente, usando sinais de GPS para calcular, com muita precisão, posição e velocidade ideais em cada situação. "Os mapas contêm apenas os limites da pista à esquerda e à direita. O carro começa a pensar nisso e gera sua linha ideal", declarou Peter Bergmiller, técnico da Audi, durante o teste.

O experimento serviu não apenas para mostrar a eficácia e a segurança do recurso, como para deixar claro o estágio avançado em que se encontra o seu desenvolvimento. "Se as autoridades abrirem a porta para a direção autônoma (ainda proibida por lei em diversos países), os primeiros sistemas poderão chegar ao mercado em alguns anos", previu o diretor de desenvolvimento Ulrich Hackenberg.

De acordo com a Luz Research, empresa americana especializada em análises no campo de tecnologia, o mercado de autônomos deve movimentar US$ 87 bilhões (R$ 215 bilhões) até 2030. Por isso, várias fabricantes estão apostando pesado nessa área. "Vemos a direção autônoma como fundamental para um trânsito livre de acidentes. Por isso, ela é um dos mais importantes campos de nosso desenvolvimento", frisou Hackenberg.

Ano passado, a Mercedes-Benz também testou um sedã Classe S autônomo, em trajeto de 100 quilômetros por vias da Alemanha. A experiência serviu para lançar em 2014 o sistema "Stog&Go Pilot", que permite ao piloto automático igualar a velocidade do automóvel à frente em qualquer circunstância, inclusive parando totalmente.

Já a americana Tesla tenta aperfeiçoar sistemas como assistência de estacionamento, câmera que reconhece sinais de trânsito e pedestres, e até mesmo um sensor ultrassônico que rastreia o tráfego para fazer o carro se virar por conta própria em engarrafamentos. Todos já estão presentes na nova linha do elétrico Model S.

Em setembro, tanto a Audi quanto a Mercedes conseguiram autorização para testar veículos autônomos nas ruas da Califórnia (Estados Unidos), a fim de adaptar os modelos desenvolvidos na Alemanha à realidade americana, como rodovias de oito pistas e semáforos instalados do outro lado dos cruzamentos.

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES