Audiência da TV quadruplicou devido a quarentena do coronavírus

Iniciativa integra uma série de ações realizadas pelos veículos do GMNC para levar a telespectadores, ouvintes, leitores e usuários atualizações constantes sobre a pandemia

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com mais pessoas em casa como medida de saúde para conter o avanço do novo coronavírus, o número de televisores ligados aumentou nesta semana. Levantamento feito pelo índice do Kantar/Ibope- que mede a faixa horária de audiência, revela que o crescimento quadruplicou. O total de TVs ligadas desde segunda (16) subiu ante 46,6% para 51,5%, nos horários das 7h às 0h. Nunca a TV teve tanta audiência como nesse momento.

Com o período de quarentena, os dados de audiência nacionais mostram que as emissoras tiveram crescimento exponencial no conteúdo noticioso. A média do dia chega a 18% pela manhã (7h às 12h), 15% à tarde (12 às 18h) e à noite aos 22,6%. Para oferecer ainda mais informação sobre os avanços e impactos do coronavírus no Piauí e no Brasil, o Grupo Meio Norte de Comunicação está ampliando a grade de jornalismo tanto na TV Meio Norte, como na TV Jornal, dedicando mais tempo a atualizações sobre a pandemia com conteúdo exclusivamente voltado ao Combate do Covid-19.

Com home office e aulas suspensas, a família volta a se encontrar em torno do televisor. A audiência dos programas da casa registra números maiores que em momentos em dias normais.

Os programas Jornalísticos Bom Dia, os dois Rondas, Agora, Patrulha e 70 minutos, diários passaram a atuar em 80% da programação destinada a assuntos ao coronavírus em âmbito local, nacional e internacional.

"Percebemos a necessidade de adaptar o conteúdo e agora, nessa semana, passamos a alterar completamente o conteúdo da TV. Além disso os programas de entretenimento foram adaptados à grade global da pandemia. O Revista MN, Vida de Artista também adaptaram seus conteúdos focando mais na orientação pedagógicas com dicas de como se comportar, os cuidados no dia a dia, comportamento diante do coronavírus. Enquanto os de jornalismo trazem as atualizações”, reforça o coordenador de conteúdo da TV Meio Norte, Marcus Monturil.

Participação popular e conteúdo diversificado

A cobertura jornalística também acarretou em alterações na grade de programação da TV Jornal Meio Norte que funciona na frequência 90.3 FM, sendo também televisionada através do canal 20. Nos últimos dias, uma série de ações já havia sido anunciada pelo GMNC. Entre elas, estão a atualização constante do mapa de desenvolvimento da contaminação no Estado e a utilização dos telejornais para repassar orientações que visam informar a população sobre os serviços essenciais, com apresentação dos comunicadores da casa.

“Não adianta só dizer que tem uma pandemia. Estamos colocando matérias educativas, especialistas para tirar dúvidas, consultando a todo instante que órgãos públicos estão funcionando, para atender o público que acompanha a TV Rádio Jornal sobre as informações diversas para ficarem despreocupadas em casa”, detalha  o coordenador de conteúdo, Daiton Meireles.

A programação segue normalmente às 6h com Notícias da Boa, logo em seguida vem os destaques da política com Diálogo Franco apresentador por Silas Freire. Às 11h Arimatéa Carvalho apresenta o Banca de Sapateiro- líder de audiência no horário nobre do rádio, com tudo sobre o a Pandemia do Covid-19 e assuntos do estado. À tarde o Fogo Cruzados das 15 às 18h. O canal 20.1têm parcerias com a Agência France Press-AFP e colaboradores em várias partes do mundo.

Iniciativas em larga escala

O GMNC também deu início a campanhas publicitárias nas 4 rádios para contribuir com a conscientização da população. A Equipe da House Publicidade desenvolveu VTs em cima dos áudios para rodar na TV. Projeto que demonstra responsabilidade social de toda família MN.

No combate às Fake News, o GMNC leva a telespectadores, ouvintes, leitores e usuários atualizações constantes com credibilidade, confiança e informação responsável.

“80% a 90% da MN está voltada para a pandemia do coronavírus e dessa forma vamos seguir, a cada momento, todo dia, reavaliando a situação colaborando como veículo de comunicação para orientar a população e o controle da doença”, reafirma Marcus Monturil.

Esse momento é pautado em esepcial pelo interesse na informação que interessa a todos, no mundo inteiro, sobre um momento inédito: o novo coronavírus impulssiona a inesgotável demanda do público por informações.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES