Audiência pública discute concessão do Parque Nacional de Jericoacoara

Iniciativa busca esclarecer dúvidas da sociedade referentes às propostas e às minutas do edital e contrato de concessão.

Pedra Furada é um dos principais atrativos do parque. | Jade Queiroz/MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério do Turismo participou de audiência pública em Jijoca de Jericoacoara e Preá (CE) que tratou da concessão do Parque Nacional de Jericoacoara. O objetivo é coletar sugestões e observações da comunidade local, trabalhadores do setor e de interessados para o aprimoramento do plano de cessão.

Além do MTur, representantes dos Ministérios da Economia, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do BNDES participaram da cerimônia.

“Nós, do Ministério do Turismo, acreditamos que a concessão dos parques nacionais é o caminho para garantir a infraestrutura adequada que possibilite o fortalecimento do turismo de natureza em nosso país e promova o desenvolvimento ao redor desses parques. O Brasil é o país com o maior potencial neste segmento, mas precisamos estar preparados para disputar os visitantes com outros competidores como México, Chile, entre outros”, afirmou o ministro do Turismo, Carlos Brito.

Melhoria nos serviços

Representando a Pasta na audiência, que é mais uma etapa que antecede o leilão de concessão, o diretor de Ordenamento, Parcerias e Concessões, Ronei Alcantara da Fonseca, destacou o papel do Ministério do Turismo frente ao trabalho desenvolvido conjuntamente com demais membros do governo federal. 

“Estamos atuando com o BNDES e o ICMBio visando atingir, principalmente, uma melhora no serviço ofertado ao turista. O nosso papel é puxar ao máximo esses atrativos para que os concessionários possam atingir os trabalhadores do setor, a melhoria nas instalações e demais equipamentos turísticos do local”, destacou.

Pedra Furada é uma das principais paisagens do local (Jade Queiroz /MTur)

Concessão deve gerar aporte de R$ 119 milhões em infraestrutura

De acordo com o estudo apresentado, a expectativa é de que a concessão gere um aporte de mais de R$ 119 milhões em infraestrutura, como na ordenação da visitação. Também são esperados investimentos em serviços de conservação, como limpeza, segurança e manutenção, bem como o cumprimento de regras de acessibilidade. As medidas devem proporcionar conforto, segurança e uma maior variedade de atrativos turísticos para turistas e visitantes.

Criado em 2002, o Parque Nacional de Jericoacoara possui um grande potencial turístico para o país. A Pedra Furada, formação rochosa considerada ícone do destino, é uma das principais paisagens do local e é visitada por grande número de turistas. Além disso, a unidade de conservação apresenta outros atrativos turísticos, como a Duna do Pôr do Sol e o passeio de buggy ou 4x4, que deixa a experiência mais interessante.

Segundo levantamento recente do ICMBio, o Parque Nacional de Jericoacoara ocupou a terceira posição entre as unidades que mais receberam visitantes em 2021 - 1.669.277. Ao todo, as unidades de conservação federais administradas pelo Instituto contabilizaram 16,7 milhões de visitas no ano passado. O número é o maior registrado em pelo menos cinco anos – superando o cenário pré-pandemia de coronavírus – tendo em vista que, em 2017, foram registradas 10,7 milhões de visitantes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES