Auditoria da CGU constata que Petrobras vendeu refinaria abaixo do preço

O empreendimento foi renomeado como Refinaria de Mataripe e foi adquirido por US$ 1,65 bilhão pela Mubadala Capital.

Petrobras vendeu refinaria abaixo do preço | Fernando Frazão/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) revelou fragilidades na venda da Refinaria Landulpho Alves, na Bahia, em novembro de 2021. O relatório destacou a principal falha como a venda da refinaria abaixo do preço de mercado, atribuindo esse cenário à escolha do momento da transação, que ocorreu durante a pandemia de COVID-19, quando os preços do petróleo internacional estavam em baixa.

O empreendimento foi renomeado como Refinaria de Mataripe e foi adquirido por US$ 1,65 bilhão pela Mubadala Capital, uma divisão de investimentos da Mubadala Investment Company, uma empresa de investimentos de Abu Dhabi pertencente à família real dos Emirados Árabes Unidos.

O relatório da CGU não afirmou explicitamente que houve perda econômica na venda, mas questionou a decisão de realizar o negócio durante um período de incerteza econômica global, considerando que a Petrobras poderia ter aguardado a recuperação do mercado internacional de petróleo.

Além disso, a CGU identificou fragilidades na utilização de cenários para apoiar a tomada de decisões, destacando a falta de medição realista de probabilidade em eventos futuros. O relatório também levantou questionamentos sobre a aplicação de metodologias não tradicionais na venda de estatais brasileiras.

A Petrobras, em resposta, defendeu a utilização de cenários como uma prática comum, mesmo reconhecendo suas limitações. A empresa admitiu os desafios enfrentados devido à pandemia e concordou em avaliar melhorias sugeridas, incluindo a medição de probabilidade em análises futuras.

A divulgação do relatório reacendeu suspeitas sobre presentes dados pelo governo dos Emirados Árabes Unidos ao ex-presidente Jair Bolsonaro, em outubro de 2019 e novembro de 2021, coincidindo com o mês da venda da refinaria. O ex-presidente devolveu armas e é investigado por receber joias e esculturas. A Polícia Federal examina uma possível conexão entre os presentes e a venda da refinaria. O ministro da Advocacia-Geral da União e o ministro da CGU destacaram a importância de investigar essa possível relação. (Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES