“Auge da doença será em maio”, declara Firmino em videoconferência

O prefeito Firmino Filho participou de uma videoconferência com representantes do Ministério Público Estadual.

| Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prefeito Firmino Filho participou de uma videoconferência com representantes do Ministério Público Estadual para relatar as ações que estão sendo adotadas pela Prefeitura de Teresina no combate à proliferação do novo coronavírus. O chefe do executivo municipal revelou preocupação com os altos índices de descumprimento das orientações relacionadas ao isolamento social.

Firmino Filho pontuou que o panorama da pandemia é preocupante em todo o mundo e que a velocidade de propagação do novo vírus é assustadora. “É um vírus que ainda se tem muito desconhecimento em relação a ele. O que sabemos é da sua velocidade de propagação e do rastro de destruição que ele tem deixado, inclusive em países de primeiro mundo. Os países que ignoraram as recomendações de isolamento social estão hoje enfrentando as conseqüências”, lamentou.

O prefeito destacou que as medidas adotadas até agora são para estruturar a rede de saúde ea evitar um colapso no sistema. A capital já registra mais de 70 casos da doença e cinco óbitos. “Sabemos que há uma subnotificação, até porque a testagem não está acontecendo a contento. Temos casos no Ceará, por exemplo, que é vizinho e hoje não tem mais leitos disponíveis para receber os casos. São situações que preocupam”, pontua, acrescentando que Teresina está estruturando dois hospitais de campanha para receber pacientes vítimas do vírus: um localizado no centro de badminton da Universidade Federal do Piauí, com capacidade para instalação de 90 leitos, e outro no Lar da Fraternidade, com capacidade para 30 eleitos.

A procuradora geral de Justiça, Carmelina Moura, explicou ao prefeito que, desde o dia 13 de março, o Ministério Público instituiu um gabinete institucional para acompanhar as ações de combate ao coronavírus em todo o Estado. Nove grupos de trabalho com eixos temáticos segmentados foram criados para acompanhar de perto o trabalho que está sendo desenvolvimento no âmbito do Estado e também dos municípios. “O Ministério Público tem acompanhado de perto essas ações e se colocando a disposição para ajudar nesse trabalho”, reforçou.

A promotora Claudia Seabra questionou o prefeito sobre a previsão do pico da doença atingir a capital, enquanto a promotora Marluce Evaristo perguntou sobre a assistência que tem sido dada aos idosos. O prefeito destacou que as estimativas são de que o auge da doença aconteça em meados de maio e pediu o apoio do Ministério Público no sentido de orientar que os idosos evitem as aglomerações em agências bancárias e casas lotéricas.

Outro questionamento foi em relação ao trabalho de fiscalização das medidas que foram estabelecidas nos decretos municipais, sobretudo em relação aos estabelecimentos que prestam serviços considerados não essenciais. O prefeito destacou que as equipes da Guarda Municipal tem atuado firmemente para coibir essas infrações e trabalhado em parceria com a Polícia Militar para evitar as aglomerações, inclusive com trabalho educativo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES