Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Teresina deve receber reforços para a Guarda Municipal

Aula inaugural da guarda municipal acontece na manhã desta segunda (2)

Compartilhe
Google Whatsapp

Teresina vai receber reforços para a área da segurança dos espaços públicos. Nesta segunda-feira (2) ocorreu a aula inaugural do Curso de Formação da Guarda Municipal de Teresina no Teatro João Paulo II, no Dirceu. No local, foi abordada a metodologia que será aplicada durante o curso para os 285 candidatos aprovados. A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito Firmino Filho, secretário Samuel Silveira e demais autoridades responsáveis pela segurança da capital. 

No curso de formação serão repassadas diversas técnicas para os novos guardas como contenção, armamento e demais meios de abordagem. A matriz curricular abrangerá conteúdos pertinentes que norteiam a atuação das Guardas Municipais e seguirá as diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). 

O prefeito Firmino Filho falou das dificuldades que a cidade tem enfrentado na área da segurança e do desafio de buscar ações que contribuam para o combate à criminalidade. "A prefeitura não tem a obrigação constitucional de trabalhar em segurança pública. Ela o faz de forma indireta. A Guarda Municipal não traz a missão da segurança pública e sim de guardar patrimônio público, quer seja seus prédios ou espaços", falou.

O prefeito explicou que é a partir disso que surgem os efeitos indiretos que fornecem a sensação de segurança para a população. O comandante da Guarda Civil, Capitão Monteiro, relatou que a Guarda em atuação tem uma boa aceitação pela sociedade teresinense e isso advém de investimentos nos profissionais "Só de treinamentos e qualificação nós temos uma faixa de 28 cursos oferecidos à guarda", disse.

Ao final do curso, os alunos que obtiverem nota superior ou igual a 7 pontos serão considerados aprovados e encaminhados para tomar posse no início de 2020. A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), responsável pela GCM, informou que a carga horária do curso é de 680 horas distribuídas entre estágio supervisionado, palestras, ensinamentos teóricos e aulas práticas. O corpo docente do curso de formação será composto por professores da Universidade Estadual do Piauí, profissionais das polícias civil e federal, além de integrantes da própria Guarda Municipal.

Samuel Silveira, secretário da Semcaspi, enfatizou a importância da responsabilidade dos profissionais da segurança. "Portar uma arma não é uma coisa fácil e sequer um privilégio. Portar uma arma é um ônus pesado. Os candidatos vão ter os melhores instrutores disponibilizados no estado do Piauí e não houve nenhum tipo de economia no pensar do curso de formação", falou.

Os componentes curriculares serão distribuídos em seis módulos, contendo disciplinas como Funções e Atribuições das Guardas Municipais, Concepções de Segurança Pública, Ética, Direitos Humanos e Cidadania, Legislação, Segurança Patrimonial, Prevenção e Combate a Incêndios, Noções de Primeiros Socorros e Uso Legal e Progressivo da Força, dentre outras. 

 A Guarda Municipal de Teresina, em três anos de atuação, já realizou mais de 300 apreensões, recuperou 80 veículos roubados, conduziu mais de 70 criminosos para a Central de Flagrantes e realizou a apreensão de 70 armas.

Foto: Ananda Soares.


Foto: Ananda Soares.




Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se