Teresina deve receber reforços para a Guarda Municipal

Aula inaugural da guarda municipal acontece na manhã desta segunda (2)

| Foto: Ananda Soares.
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teresina vai receber reforços para a área da segurança dos espaços públicos. Nesta segunda-feira (2) ocorreu a aula inaugural do Curso de Formação da Guarda Municipal de Teresina no Teatro João Paulo II, no Dirceu. No local, foi abordada a metodologia que será aplicada durante o curso para os 285 candidatos aprovados. A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito Firmino Filho, secretário Samuel Silveira e demais autoridades responsáveis pela segurança da capital. 

No curso de formação serão repassadas diversas técnicas para os novos guardas como contenção, armamento e demais meios de abordagem. A matriz curricular abrangerá conteúdos pertinentes que norteiam a atuação das Guardas Municipais e seguirá as diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). 

O prefeito Firmino Filho falou das dificuldades que a cidade tem enfrentado na área da segurança e do desafio de buscar ações que contribuam para o combate à criminalidade. "A prefeitura não tem a obrigação constitucional de trabalhar em segurança pública. Ela o faz de forma indireta. A Guarda Municipal não traz a missão da segurança pública e sim de guardar patrimônio público, quer seja seus prédios ou espaços", falou.

O prefeito explicou que é a partir disso que surgem os efeitos indiretos que fornecem a sensação de segurança para a população. O comandante da Guarda Civil, Capitão Monteiro, relatou que a Guarda em atuação tem uma boa aceitação pela sociedade teresinense e isso advém de investimentos nos profissionais "Só de treinamentos e qualificação nós temos uma faixa de 28 cursos oferecidos à guarda", disse.

Ao final do curso, os alunos que obtiverem nota superior ou igual a 7 pontos serão considerados aprovados e encaminhados para tomar posse no início de 2020. A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), responsável pela GCM, informou que a carga horária do curso é de 680 horas distribuídas entre estágio supervisionado, palestras, ensinamentos teóricos e aulas práticas. O corpo docente do curso de formação será composto por professores da Universidade Estadual do Piauí, profissionais das polícias civil e federal, além de integrantes da própria Guarda Municipal.

Samuel Silveira, secretário da Semcaspi, enfatizou a importância da responsabilidade dos profissionais da segurança. "Portar uma arma não é uma coisa fácil e sequer um privilégio. Portar uma arma é um ônus pesado. Os candidatos vão ter os melhores instrutores disponibilizados no estado do Piauí e não houve nenhum tipo de economia no pensar do curso de formação", falou.

Os componentes curriculares serão distribuídos em seis módulos, contendo disciplinas como Funções e Atribuições das Guardas Municipais, Concepções de Segurança Pública, Ética, Direitos Humanos e Cidadania, Legislação, Segurança Patrimonial, Prevenção e Combate a Incêndios, Noções de Primeiros Socorros e Uso Legal e Progressivo da Força, dentre outras. 

 A Guarda Municipal de Teresina, em três anos de atuação, já realizou mais de 300 apreensões, recuperou 80 veículos roubados, conduziu mais de 70 criminosos para a Central de Flagrantes e realizou a apreensão de 70 armas.

Foto: Ananda Soares.

Foto: Ananda Soares.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES