Aumenta de 10% para 15% o número de dependentes de cigarro no Piauí

Apesar das campanhas de conscientização e leis antifumo, o uso do cigarro ainda é bastante elevado e consequentemente ocasiona milhares de mortes

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mesmo com as leis antifumo, o número de fumantes ainda é elevado em todo o mundo. A epidemia global mata cerca de 6 milhões de pessoas a cada ano, dos quais mais de 600 mil são não fumantes que morrem pelo tabagismo passivo. Segundo o Ministério da Saúde, 25 milhões de brasileiros ainda fumam e uma porcentagem apreciável é dependente da nicotina.

Os dados da Saúde apontam ainda que o tabagismo é responsável pela morte de, aproximadamente, 200 mil pessoas por ano no país. No Piauí, a prevalência de fumantes teve um acréscimo de 13,3%, em 2010, para 15,3% (2011) na população adulta, com 18 anos ou mais.

A Lei Antifumo, de autoria da vereadora Rosário Bezerra, por exemplo, que proíbe o fumo em locais públicos na capital, muito embora não tenha 100% de eficácia, é uma das que contribuem para a conscientização das pessoas.

De acordo com a coordenadora Estadual de Controle de Tabagismo da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), as leis, juntamente com a proibição da publicidade e patrocínio do tabaco, são responsáveis pela redução do número.

?Vinte e três pessoas morrem diariamente devido ao tabagismo no Brasil. Esse dado é assustador, mas a realidade vem sendo mudada aos poucos. Todas as ações que vêm sendo realizadas em prol da saúde das pessoas têm tido bons resultados?, comenta.

Durante a ação comunitária no Shopping da Cidade, no Dia Mundial sem Tabaco, a enfermeira Osinalda Veloso, coordenadora do tratamento contra o tabagismo do Hospital Universitário, explicou que existem mais de 50 doenças relacionadas ao cigarro e o tabagismo é a principal causa dos problemas respiratórios, chegando a causar danos irreversíveis no tecido pulmonar em 45% dos casos.

O cigarro é sempre o vilão, seja causando doenças pelas suas próprias substâncias, como a DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) ou baixando a imunidade do fumante, permitindo, assim, que ele contraia tuberculose, infecções pulmonares, fibrose pulmonar, entre outras.

?O cigarro é responsável por 25% das doenças coronarianas, 30% das mortes por causas em geral, 90% das mortes por câncer de pulmão, 85% das mortes por DPOC e 25% das mortes por doenças cérebro-vasculares?, comenta a enfermeira ao ressaltar que o cigarro também influencia a vida social e até profissional dos fumantes.

Uma vez que eles são proibidos de fumar em locais fechados, precisam interromper seu trabalho para procurar um espaço aberto, diminuindo sua produtividade e concentração.

?A lei que proíbe fumar em locais fechados exerceu impactos positivos na redução do número de fumantes. Nos atendimentos realizados no Hospital, a maioria dos atendidos, que tem de 40 a 55 anos, contam que foram começando a deixar o vício por conta de não poderem mais acender o cigarro em qualquer ponto da cidade?, acrescenta. Os interessados em parar de fumar podem procurar o serviço gratuito no HU, através do telefone 3237- 1537.

Na ação, que aconteceu durante toda manhã desta sexta-feira (31), houve distribuição de panfletos educativos, teste de Fargestön, Glicemia, teste com o monoxímetro e divulgação do tratamento ao fumante.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES