Aumenta o índice de obesidade entre as crianças, segundo pesquisa

Consumo de produtos com alto teor de açúcar e gordura começa cedo

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O risco de obesidade entre crianças é crescente no Brasil. Uma pesquisa inédita do Ministério da Saúde revelou que o consumo de produtos com alto teor de açúcar e gordura começa cedo no país. O estudo mostrou que mais da metade da população está acima do peso. O excesso de peso é um problema grave, porque é um fator de risco para doenças do coração e outros problemas crônicos. Além das mudanças nos hábitos alimentares na infância, os dados alertam para os crescentes índices de excesso de peso e obesidade em adultos.

A pediatra endocrinologista Regina Vasconcelos revelou que não existe nenhum levantamento específico sobre nível de obesidade ou com sobrepeso entre crianças e jovens no Piauí, mas segundo uma avaliação em que fez entre os pacientes que recebe dentro do consultório, cerca de 40% do volume de consultas são crianças obesas.

No entanto, existe um grupo com profissionais médicos e estudantes que começaram a realizar um estudo em escolas privadas com crianças entre 5 e 9 anos e fazendo uma pesquisa do Índice de Massa Corporal (IMC) para verificar se elas se enquadram no perfil de obesidade, mas ainda não tem data para conclusão.

Segundo a profissional, o brasileiro tem um padrão cultural alimentar pouco saudável, não costumando ter na dieta grande quantidade de frutas e legumes. E a tendência das carnes é que sejam mais vermelhas e menos saudáveis, entretanto, ela explica que o que acontece é que as crianças começam a ingerir os alimentos hipercalóricos cada vez mais cedo. “Eu já ouvi relatos de crianças tomando refrigerante aos 6 meses de idade ou comendo salgadinhos de milho, biscoitos recheados. No jantar, ao invés de fazer uma refeição saudável ou tomar uma sopa, os pais servem apenas um macarrão instantâneo e/ou alimentos ricos em carboidratos. Isso tem mudado o perfil e o peso das nossas crianças”, considerou.

A médica afirma que o estudo mostra que no Brasil, de cada 3 crianças entre 5 e 9 anos, uma está acima do peso, e isso se torna alarmante. Para ela, a mudança começa no nível educacional, que precisa vir de três canais principais: escolar, médica e dos veículos de comunicação. “Através da união desse tripé, trabalhando junto no sentido de informar, é onde vamos começar a mudar essa realidade, pois divulgando que em torno de 33% das nossas crianças obesas e outras estatísticas isso vai chamar atenção dos pais e cuidadores para que eles tenham que acreditar que alguma coisa errada está acontecendo”, completou.

Ela defende a criação de programas para conscientização das pessoas, devido a complexidade em tratar uma criança obesa. Segundo Vasconcelos, quando a criança começa um quadro de obesidade, ela aumenta o número de células de gordura, enquanto o adulto magro, que fica obeso, aumenta o teor de gordura dentro da célula. “Por exemplo, se um adulto que tem 20 células de gordura quando começa a se alimentar errado ou é sedentário, essas células começam a ficar mais cheias. Já a criança obesa tem um aumento no número das células, dessa forma é muito mais difícil no futuro você corrigir a obesidade infantil, além de ser um fator predisponente para várias doenças como hipertensão e diabetes”, acrescentou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES