Aumenta procura por autenticação de documentos escolares

Aumenta procura por autenticação de documentos escolares

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com fim do ano letivo, aumenta a procura pelos servi?os de autentica??o e registro de documentos escolares, realizado pela Ger?ncia de Registro da Vida Escolar (Gerve), da Secretaria Estadual de Educa??o e Cultura (Seduc).

A Gerve ? o setor respons?vel por oficializar os processos de autentica??o e registro de documentos escolares expedidos pelas institui?es de educa??o b?sica, vinculadas ao sistema educacional de ensino. "Autenticamos os hist?ricos escolares e certificados de conclus?o do Ensino Fundamental e M?dio, tanto em sua vers?o regular quanto na modalidade EJA - Educa??o de Jovens e Adultos. Al?m dos diplomas de curso de forma??o profissional e do curso Normal de n?vel m?dio", informou a gerente de Registro da Vida Escolar, Teresinha Andrade.

Teresinha explicou que, em 2005, o secret?rio estadual da Educa??o, Ant?nio Jos? Medeiros, assinou uma portaria descentralizando o processo de autentica??o e registro de documentos escolares. "Com a assinatura dessa portaria, as Ger?ncias Regionais da Educa??o (GREs) ficaram respons?veis por essa autentica??o, n?o sendo mais necess?rio o aluno do interior vir para Teresina para ter acesso a esse servi?o", disse.

A gerente citou outra melhoria que a portaria trouxe, que ? o fato da escola ser respons?vel por enviar a documenta??o dos alunos para a autentica??o na Secretaria. "As filas enormes que t?nhamos nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, per?odo em que a procura pela autentica??o e registro ? maior, diminu?ram. Agora a escola traz um malote, o que chamamos de requerimento coletivo, com todas as informa?es do aluno e os documentos que dever?o ser autenticados", informa.

A Seduc s? recebe requerimento individual em casos excepcionais "O estudante s? dever? procurar diretamente a Secretaria em casos como, a escola ainda n?o enviou o requerimento coletivo e o aluno precisa ter sua documenta??o autenticada porque foi aprovado no vestibular, concurso p?blico, vai mudar de cidade e outros casos", explicou.

O valor da taxa para autentica??o de hist?rico escolar, certificado de conclus?o do Ensino Fundamental e M?dio ? de R$ 1,00 e para autentica??o de registro de certificado de conclus?o e de diploma de curso profissional ? de R$ 2,00. A taxa s? ? cobrada para as institui?es particulares.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES