Ausência do MP na Central de Inquéritos gera série de reclamações em Teresina

De novembro de 2013 a julho de 2014 deram entrada em 4881 processos

Avalie a matéria:
A maioria dos inquéritos é oriunda de violência contra a mulher, chegando a 25%. | Reprodução / Rede Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Central de Inquéritos, criadas por uma resolução em 2010 pelo Tribunal de Justiça, funciona no 2º Andar do Fórum Criminal e fica a cargo da Corregedoria de Justiça do Piauí.

A Central tem o papel de resolver incidentes durante os inquéritos como pedido de prisão temporária ou preventiva ou relaxamento de prisões. Além disso, analisa os autos de prisão em flagrantes decidindo a situação dos presos, até o oferecimento da denúncia. A partir desse ponto, são encaminhados para as varas criminais competentes.

As reclamações de advogados e delegados são muitas por não existir a presença de representantes do Ministério Público junto à Central, o que dificulta ainda mais os trabalhos.

O advogado Lúcio Tadeu, presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB, explica o que pode ser feito para minimizar a situação. ?Nós precisamos dotar a Central de Inquéritos de mais recursos, precisamos da presença de um promotor de Justiça na Central, pois quando é feito um pedido que depende de avaliação ministerial vai para o Ministério Público, que não atende somente a Vara de Inquéritos. Hoje, até a instalação física é deficiente para que se tenha agilidade não somente aos inquéritos policiais, mas também aos pedidos dos advogados."

A equipe da Rede Meio Norte teve acesso aos números da Central de Inquéritos. De novembro de 2013 a julho de 2014 deram entrada em 4881 processos, a maioria oriundo de violência contra a mulher, chegando a 25%. Em segundo lugar, estão o roubo, o furto e os homicídios.

O diretor Carlos de Moura Rêgo esclarece que a estrutura ainda é pequena para toda a demanda. Hoje, são 30 funcionários e seriam necessários outros 20. ?Em relação à participação do Ministério Público, ele afirma que a partir da última terça-feira, 8, um representante vai estar no mesmo prédio e por isso, pode melhorar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES