Aumentam pessoas com problemas respiratórios em Teresina

Idosos e crianças são os mais afetados pelo efeito da temperatura

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Da demanda total de pacientes que procuraram as Unidades Básicas de Saúde (UBS) neste mês de agosto, 90% apresentaram problemas respiratórios ou sintomas de infecção, como dor de garganta, dor de cabeça e febre.

Índices bem maiores do que os registrados nos meses de junho e julho, provocados por conta da baixa umidade.

Os grupos que mais sentem o efeito da temperatura elevada e do ar seco são as crianças e os idosos, principalmente, por estes terem uma tendência maior a desidratação. Para amenizar essa situação, o aerossol tem sido um recurso bastante utilizado nos hospitais e consultórios.

Dentre as crianças que aguardavam a consulta estava Álvaro Gama, de apenas 1 ano e quatro meses. Segundo a mãe da criança, Edna Nascimento, o filho apresenta diarreia e vômito. “Já tentei medicar com chá, mas não passa. O menino continua mal. Não come nada”, relata a dona de casa. Após a consulta, o pequeno Álvaro Gama foi medicado com soro na veia.

O médico pediatra Auricélio Ribeiro não recomenda a automedicação, como fez a mãe de Álvaro Gama, pois afirma que pode agravar o quadro de saúde do paciente. “Não vamos matar uma formiga com uma bala de canhão. Para uma infecção leve, vamos usar medicamentos leves e sintomáticos. Três elementos são importantes para o bem-estar: água limpa, sabão e comida. Tomar banhos várias vezes ao dia e também fazer a ingestão de muito líquido, suco, água e frutas”, explica.

O rotavírus é o principal responsável pelos problemas respiratórios e com a baixa umidade do ar, fumaça e poeira só agravam a situação. Para a enfermeira Maria da Cruz, o aumento de pacientes que estão utilizando o aerossol cresceu em relação ao mês passado. “De todas as consultas com problemas respiratórios, 60% passam pela sala de aerossol. A demanda só tem crescido”, pontua.

Baixa umidade - A previsão para Teresina é que a umidade relativa do ar atinja 30%, com o dia predominantemente ensolarado. O que deve deixar a população em alerta para os cuidados com a saúde. Já nos demais municípios, a situação é mais grave, com o tempo seco e quente, a umidade relativa do ar mínima continua muito baixa e ficará abaixo dos 20%, com o dia ensolarado e ventos que variam de fracos a moderados. Vale destacar que a média mundial da umidade do ar é de 60%.

Teresinenses devem tomar cuidados

Ainda no mês de agosto, o teresinense já sente os efeitos do B-R-O-BRÓ, período mais quente e seco do ano. A umidade do ar já atingiu 19% em Teresina na última semana. As pessoas devem tomar cuidados com a saúde, pois esta situação só deve ser amenizada depois do mês de dezembro.

De acordo com o otorrinolaringologista Flávio Santos, a umidade no mínimo ideal é de 55%. “Já registramos 20% e ainda estamos em agosto, isso quer dizer que em outubro, que sempre é o pior mês, será ainda mais desconfortável”, comenta Flávio Santos ao ressaltar que este é um fator climático que não tem como ser modificado, então as pessoas precisam usar artifícios que melhorem esta condição.

Onde o clima é mais ameno, o ideal é usar umidificadores, principalmente quando se usa ar-condicionado, para melhorar a qualidade do ar e, assim, evitar as crises alérgicas. Além disso, uma das orientações mais importantes é a hidratação. “Principalmente as crianças e os idosos precisam ter um cuidado especial com a hidratação. Não se pode esperar que eles peçam o líquido”, coloca o otorrinolaringologista.

O sistema respiratório é o que mais sofre com as condições climáticas. Com a baixa umidade do ar, não ocorre toda a fisiologia da respiração. Neste período é comum ficar com lábios e olhos secos e ter sangramento no nariz. Isso favorece o aparecimento das sinusites, rinites e faringites. Para evitar sangramentos no nariz, é recomendado fazer uma lavagem nasal com soro fisiológico.

Neste período, o ar-condicionado também precisa ser usado com cuidado para não oferecer riscos à saúde devido ao choque térmico. As mudanças bruscas da temperatura corporal que acontecem quando alguém passa de um ambiente muito frio para um lugar mais quente, ou vice-versa, também geram gripes, problemas respiratórios, além de fortes crises em pessoas que apresentam rinites alérgicas, bronquites, asma e sinusites.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES