Aumento de casos de dengue acende alarme no Brasil e no mundo

A proliferação do mosquito Aedes aegypti, favorecida pela água parada e pelo clima propício, é apontada como principal causa desse aumento

Aumento de casos de dengue acende alarme no Brasil e no mundo | Lauren Bishop
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil enfrenta um aumento alarmante de casos de dengue, com estimativas do Ministério da Saúde indicando possíveis 4,2 milhões de infectados até o final do ano. A situação é especialmente preocupante nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e parte do Nordeste.

Nos primeiros 50 dias de 2024, o país já registrou mais de 100 mortes confirmadas pela doença, além de 600 mil casos prováveis e 400 mortes em investigação. A proliferação do mosquito Aedes aegypti, favorecida pela água parada e pelo clima propício, é apontada como principal causa desse aumento.

Concentração de Casos

Cinco estados brasileiros concentram a maior incidência de dengue, representando 104% dos casos: Distrito Federal, Minas Gerais, Acre, Paraná e Goiás. O Distrito Federal registra a pior taxa do país, com 2.405 casos por 100 mil habitantes.

Fatores Climáticos

Especialistas atribuem o crescimento desordenado das cidades e fenômenos climáticos, como o El Niño, como fatores contribuintes para a situação. 

Doença pelo mundo

No mundo a doença pode se tornar uma grande ameaça, com novos casos surgindo principalmente no sul dos Estados Unidos, no sul da Europa. Durante o especial da Rede Meio Norte sobre a dengue, a correspondente internacional Socorro Sampaio, destacou o avanço da doença pelo mundo. 

“A maioria dos casos de dengue aqui na Europa são importados, ou seja, pessoas que foram infectadas em outros países, principalmente na África e América do Sul. Mas é o aumento de casos de transmissão local que preocupa as autoridades sanitárias. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, três países europeus registraram casos assim no ano passado. Foram 82 casos na Itália, 43 na França e 3 na Espanha. 128 casos no total, quase o dobro em relação ao ano anterior”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES