Volkswagem e Chevrolet fazem promoções antes dos aumentos do IPI e preços, em 2014

O consumidor sempre tem um bom motivo pra comprar carro no último mês do ano.

Avalie a matéria:
Chevrolet e Volkswagem fazem promoção de modelos 2014 nas concessionarias da rede | divulgacao
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O consumidor sempre tem um bom motivo pra comprar carro no último mês do ano. Além dos aspectos tradicionais, como o reforço do décimo terceiro salário e o prazer de entrar o Ano Novo de carro novo, a indústria e o governo adicionam mais ingredientes que estimulam o consumo.

Da parte da indústria ? e também das redes de revendas ? há boas oportunidades: condições especiais de financiamento, juros abaixo do mercado, ofertas. Já o governo faz o consumidor ir às compras por causa da sua indefinição. O que esperar para 1º de janeiro de 2014? Airbag e ABS serão obrigatórios? O preço do carro vai subir por causa disso? E o IPI, vai voltar? Integralmente ou parcialmente?

Os números revelam que está havendo uma corrida às concessionárias nos últimos dias. Só nesta terça-feira foram vendidas quase 20 mil unidades de carros e comerciais leves, bem acima da média de vendas diárias no ano, que é de 14 mil carros. O recorde de vendas em 2013 já está garantido. Dezembro deve fechar com mais de 350 mil unidades (o recorde atual, de julho, é de 323 mil unidades), mas dificilmente baterá o recorde histórico, de 405,6 mil carros em agosto do ano passado.

Por que fazer o consumidor passar por essa dúvida, esse sufoco, e por causa disso muitas vezes fazer uma mau negócio por tomar uma decisão precipitada?

O governo e a indústria acham que isso vai fazer aumentar as vendas de carros? Quanto muito pode fazer o consumidor antecipar a compra, mas é óbvio que o sujeito que comprar carro hoje, pressionado pela dúvida sobre o que vem pela frente, não vai comprar outro carro em janeiro ou fevereiro. Ele está apenas antecipando a compra.

Medidas para aumentar o consumo precisam ser melhor elaboradas, mais sustentáveis, um projeto a longo prazo.

Essa conversinha de esconder do consumidor se vai ou não aumentar o IPI só serve pra confundir o mercado e, repito, levar o consumidor a fazer uma compra precipitada.

Mas se você, consumidor, estiver disposto a comprar mesmo diante de tantas dúvidas, vão aqui algumas dicas para fazer um bom negócio:

Pesquisa ? Acredite: os preços variam muito de concessionária para concessionária e até entre duas lojas do mesmo grupo.

O preço cobrado do cliente varia dependendo da negociação da concessionária com a montadora; do tempo que o estoque está parado na loja; da necessidade ou não que os funcionários têm em bater a meta de vendas naquele mês. São razões subjetivas, que a gente não tem o controle, mas que podem fazer a diferença no preço final.

A diferença pode chegar a 10% de um lugar para outro.

Com ou sem airbag? ? Vale a pena comprar com os equipamentos de segurança que serão obrigatórios no ano que vem (acho). Isso porque, daqui dois ou três anos, quando você vai revender o seu carro , ele será desvalorizado por não ter os equipamentos.

Modelo 2014 ? Cheque, na hora da compra, se o modelo do carro é 2014. Algumas marcas ainda têm algumas unidades de modelo 2013 nos pátios. É roubada. Ele vai valer bem menos na hora da revenda. Exija modelo 2014.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES