Autoescolas com aprovação abaixo de 60% serão fechadas em THE

Principal infração de trânsito notificada no primeiro semestre

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Conduzir veículos sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é a principal infração de trânsito em Teresina. Só no primeiro semestre do ano, dos 4.411 condutores autuados, 1.173 estavam sem a habilitação, segundo dados da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (CIPTran).

Segundo Samyra Motta, gerente de Educação de Trânsito (Strans), é com a CNH que o condutor demonstra capacidade em dirigir os veículos e sem a devida habilitação, os riscos em causar acidentes ou até provocar mortes são maiores. “A carteira de motorista é a liberação para a pessoa andar nas vias.

Tendo esta passado por uma autoescola, aprendido as leis de trânsito e adquirido a permissão para dirigir, o condutor demonstra capacidade em conduzir veículos.

Mas o que tem acontecido é a condução irresponsável, de pessoas não habilitadas, que podem facilmente causar acidentes ou até mesmo matar”, destaca Samyra Mota.

As autoescolas que não tiverem 60% de aprovação em exames teóricos e práticos poderão ser fechadas. O Departamento de Trânsito do Piauí (Detran) vai passar a exigir o índice de aprovação de alunos nas autoescolas. A medida é para que as autoescolas melhorem sua estrutura e o ensino. É o que garante Venâncio Cardoso, diretor de habilitação do Detran.

“Iremos visitar todas as autoescolas, tanto em Teresina, como em cidades do interior do Estado. O que pretendemos é que os alunos possam aprender melhor em uma estrutura adequada e ainda que possam sair de lá, com grandes noções de condução”, esclarece o diretor de habilitação.

Para Venâncio Cardoso, diretor de habilitação do Detran, o despreparo para conduzir veículo no trânsito é reflexo de uma má aprendizagem na autoescola.

“É importante que ao aprender a dirigir, que se procure uma autoescola de qualidade, com profissionais qualificados e que cumpra, devidamente, a carga horária exigida, que são 45 aulas teóricas e 25 práticas. Terminada essa fase é necessário, de fato, por em prática aquilo que foi aprendido”, ressalta.

O diretor de habilitação alerta para autoescola e alunos sobre o registro inadequado das aulas. Ele revela que muitos alunos têm apenas comparecido às aulas para registrar a digital.

“Não adimitimos, de forma alguma, que o aluno apenas compareça às autoescolas para abrir as aulas com a digital e retorne para fechá-la, não assistindo às aulas exigidas. Estamos iniciando esse processo de fiscalizar para punir tal prática”, pontua Venâncio Cardoso.

Se confirmada a fraude, a autoescola será devidamente notificada e o aluno que compareceu para registrar digital terá a aula cancelada, tendo que repeti-la.

Ausência de capacete é segunda maior infração em Teresina - a segunda maior infração registrada no primeiro semestre deste ano, em Teresina, foi a direção de motocicleta sem o uso de capacete ou assessório de segurança.

No entanto, o número de infrações de trânsito em Teresina caiu 49,90% em relação ao ano passado, queda significativa nos últimos três meses.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES