Autor de livros e CD voltados para a educação física escolar ministrará curso no Congresso da FIEP-PI

O curso é voltado para estudantes e professores que ministram a disciplina de Educação Física e para simpatizantes da área que buscam ampliar os conhecimentos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER


Um dos 15 cursos que movimentarão o X Congresso Piauiense Científico da Federação Internacional de Educação Física – FIEP, Delegacia Regional Piauí, no Setor de Esportes da UFPI, de 29 de abril a 02 de maio é “Educação Física Escolar: jogando, dançando e cantando com criatividade e ludicidade”, ministrado pelo paranaense Hani Awad, professor mestre na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais.

O curso é voltado para estudantes e professores que ministram a disciplina de Educação Física e para simpatizantes da área que buscam ampliar os conhecimentos, fortificar a criatividade e sua atuação profissional.

Hani Awad é um especialista no assunto, tanto que além de palestrante, é pesquisador e escritor, já tendo sido premiado quatro vezes pela FIEP, com o prêmio Top FIEP Brasil e publicado os livros “Brinque, jogue, cante e encante com a recreação”; “Educação Física Escolar: múltiplos caminhos” e o CD de músicas de aplicação pedagógicas, “Cante, Brinque, Brasil”. Awad explica que as aulas de educação física, bem como a escola constituem um espaço dinâmico e privilegiado, por isso ele mostrará no curso uma concepção de Educação Física apoiada em propostas que aspiram ao desenvolvimento da criança a partir do movimento lúdico concebendo-a de forma integrada aos aspectos afetivos, cognitivos, motores e sociais.

“Os diversos conteúdos serão abordados de forma teórica (30%) e prática (70%), visando oferecer diferentes possibilidades físico-educativas que contribuam para a reflexão, estimulação e construção de um conhecimento participativo e criativo. Para tanto, pretende-se tratar a importância dos jogos lúdico-recreativos, a dança, o esporte e a ginástica nas aulas de educação física e ainda promover práticas para dinamizar ludicamente a educação física”, acrescentou.

A disciplina de Educação Física possui diversos conteúdos que, quando aplicados a partir de um planejamento minucioso, intensamente estudado e experimentado, podem contribuir significativamente para o desenvolvimento da criança, oportunizando que os alunos possam conhecer alternativas além da performance e da técnica e produzir em suas práticas o convívio social e ético, a interpretação e resolução de problemas, a autonomia de suas práticas físicas, esportivas, recreativas, a expansão da criticidade e criatividade.

Para Awad, as escolas, bem como as disciplina de educação física, ao oportunizarem em seus conteúdos programáticos um espaço para o resgate da infância através de atividades lúdico-corporais estarão incentivando a formação de indivíduos criativos e dinâmicos, cooperando de forma significativa no desenvolvimento psicossocial, psicomotor e afetivo, dando possibilidades para que seus alunos possam expressar naturalmente a sua criatividade, emoções e pensamentos.

“A promoção e a orientação de uma educação física inadequada, certamente levam crianças e adolescentes a comportamentos de risco, como a inatividade física e o sedentarismo, o estresse, a uma alimentação inadequada, o surgimento ou agravamento de lesões ou doenças, o isolamento social, entre outros. Para tanto, é fundamental que os profissionais, ao desenvolverem os diferentes conteúdos que compõem a disciplina de Educação Física, o façam com extrema habilidade, planejamento e compromisso, sugerindo ações criativas que intrinsecamente possam proporcionar prazer e bem estar e simultaneamente informações que contribuam no desenvolvimento e aperfeiçoamento das diferentes habilidades do educando em busca de melhor qualidade de vida”, resume o pesquisador.

As inscrições continuam abertas pelo site www.fiep-pi.com.br. Nesta edição comemorativa de 10 anos do Congresso Piauiense Científico e 10º Encontro Interdisciplinar, muitas inovações, como a possibilidade de acampar no local do evento e a realização de dois grandes eventos paralelos para os inscritos: a I Mostra de Dança e a 1ª Corrida de Rua da FIEP.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES