Autoridades do Havaí estimam ao menos 1.100 desaparecidos após incêndio

O incidente, que marca o evento mais letal desse tipo em um século nos EUA, resultou na trágica morte de no mínimo 115 pessoas

Autoridades do Havaí estimam ao menos 1.100 desaparecidos após incêndio | Reprodução/Twitter
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quatorze dias após os incêndios florestais que arrasaram a ilha de Maui, as autoridades do Havaí anunciaram na terça-feira (22) que, de acordo com um levantamento preliminar realizado pelo FBI, a agência federal dos Estados Unidos, pelo menos 1.100 pessoas ainda estão sem paradeiro. O incidente, que marca o evento mais letal desse tipo em um século nos EUA, resultou na trágica morte de no mínimo 115 pessoas. As autoridades reconhecem a possibilidade de que esse número ainda venha a crescer. Steven Merrill, agente especial do FBI, observou que várias centenas de pessoas permanecem desaparecidas e que a lista de indivíduos procurados está sujeita a alterações, uma vez que os investigadores "continuam com o processo de compilar dados adicionais". 

Na segunda-feira, o prefeito de Maui, Richard Bisse, havia dito que os incêndios tinham deixado 850 pessoas desaparecidas. Autoridades alertam, porém, que a tragédia pode ter sido muito mais grave. Desde que as chamas destruíram quase por completo a cidade turística de Lahaina, de 12 mil habitantes, circulam nas redes sociais, entre forças de segurança e equipes de emergência, listas com milhares de nomes de pessoas supostamente desaparecidas. Agora, o FBI trabalha para verificar os dados. "Estamos cruzando as listas para que possamos determinar quem, de fato, continua desaparecido", disse Merrill.

O FBI disponibilizou um número de telefone dedicado a indivíduos em busca de pessoas desaparecidas, incentivando os familiares a entrar em contato e fornecer informações adicionais, como sobrenomes e datas de nascimento. Esses detalhes podem auxiliar a polícia na localização ou confirmação do paradeiro das pessoas desaparecidas. As autoridades estão empenhadas em aprimorar os dados e têm a intenção de divulgar uma lista definitiva de indivíduos desaparecidos nos próximos dias, conforme destacou John Pelletier, o chefe de polícia de Maui.

A identificação dos corpos encontrados entre as cinzas é complexa. Das 115 vítimas, apenas 27 tinham sido identificadas esta quarta (23). Nos últimos dias, as autoridades vêm reforçando os pedidos para que os moradores da ilha e familiares enviem amostras de DNA, fundamentais para o trabalho dos peritos. Como parte dos esforços, o FBI mobilizou agentes para coletar o material de parentes que não podem viajar ao Havaí. Ao mesmo tempo, os investigadores admitiram a possibilidade de que nem todas as vítimas sejam identificadas.

(Com informações da Folhapress)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES