Autoridades fazem adesão ao Fórum Interinstitucional em Saúde

Firmino Filho discursou e parabenizou a iniciativa e disse que o município participará do fórum dando sua contr

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (12), no auditório do Tribuna de Justiça do Piauí aconteceu o lançamento do Fórum Interinstitucional Permanente em Saúde Pública do Estado do Piauí. O evento visa discutir os problemas na saúde pública do Estado, com o objetivo de abrir um leque de diretrizes que possam trazer melhorias para a saúde pública no Estado. Desde o ano passado que as reuniões e discussões acontecem e a iniciativa é do Conselho Regional de Medicina do Piauí – CRM-PI, com a adesão de várias instituições, como o Tribunal de Justiça do Piauí – TJ-PI, Ministério Público Estadual – MPE, OAB Piauí, Defensoria Pública do Piauí, Procuradoria Geral do Estado, poderes executivos do Estado e Prefeitura.

Participaram do lançamento o presidente do TJ-PI, desembargador Sebastião Martins, o presidente do CRM-PI, Emmanuel Fontes, representando o governador Wellington Dias o diretor da Organização Hospitalar da Secretaria Estadual de Saúde, Alderico Tavares, o prefeito de Teresina Firmino Filho, o chefe do poder legislativo de Teresina, vereador Luiz Lobão, a diretora da OAB-PI, Geórgia Martins Nunes, representando a Procuradoria Geral do Ministério Público, Cláudia Seabra, representando a Defensoria Pública do Estado, Igo Sampaio, além dos deputados Luciano Nunes (PSDB), Dr. Pessoa (PSD), a conselheira federal do CRM, Lia Damásio, o presidente da Sociedade de Terapia Intensiva do Piauí (Sotipi), Kelson Nobre Veras, o procurador do Estado Luiz Gonzaga Viana Filho, a vereadora Teresina Brito, o vice-presidente do CRM-PI, Dagoberto da Silvia, a 1ª secretária do CRM-PI, Mirian Palha Dias Parente, entre outros.

“Esse fórum poderá ter diretrizes facilitadoras. As políticas públicas em saúde não podem mais vir de cima para baixo. É preciso ter compreensão, flexibilidade e harmonia nas decisões. Por isso, creio que esse fórum é de extrema importância para que a Justiça conheça a complexidade da saúde, e que os agentes de saúde conheçam a Justiça e que os gestores em saúde encontrem as melhores soluções para os problemas, de forma racional”, disse Emmanuel Fontes.

Firmino Filho discursou e parabenizou a iniciativa e disse que o município participará do fórum dando sua contribuição e acolhendo as sugestões possíveis. Ele citou o problema da oferta e demanda, que nunca estão equiparadas e disse que os recursos ainda são um problema de saúde pública, mas enfatizou que Teresina é a terceira capital do país que mais investe em saúde pública. “Vejo esse fórum como uma ação importante de compartilhamento de ideias para que possamos consensuar a nossa realidade de saúde em Teresina”, disse.

O desembargador Sebastião Martins enfatizou que o assunto da judicialização da saúde é vital nas discussões e que as decisões de cada juiz precisa de forte embasamento para que toda a sociedade seja beneficiada. O deputado Dr. Pessoa disse que um dos problemas da saúde ainda é a má gestão e os desvios dos recursos precisam ser resolvidos. “Sabemos que a gestão é o primeiro passo para que as boas políticas funcionem e estou disposto a dar a minha contribuição”, disse.

Cláudia Seabra informou que o entendimento maior sobre saúde é necessário para que as decisões sejam justas e coerentes e que o médico é parte essencial para que o sistema funcione bem, citando também a importância das discussões da judicialização do direito à saúde, que, em resumo, trata das decisões do atendimento médico, medicamentoso e de procedimentos e diagnósticos pela via judicial. A próxima reunião do fórum está marcada para o dia 14 de abril, às 19 horas, na sede do CRM-PI.





Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES