Avaliação preliminar mostra que piloto não tentou arremeter, diz deputado

Avaliação preliminar mostra que piloto não tentou arremeter, diz deputado

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A avalia??o preliminar na caixa-preta do Airbus-A320 da TAM mostra que o piloto n?o tentou arremeter o avi?o para impedir o acidente que deixou cerca de 200 mortos, na ?ltima ter?a-feira.

O deputado Efraim Filho (DEM-PB) que acompanha em Washington (EUA) o trabalho de per?cia na caixa-preta da aeronave disse ? Folha Online, por telefone, que as investiga?es apontam at? agora que o piloto tentou frear a aeronave em vez de arremet?-la.

"Ao terminar a pista, a aeronave teve uma trajet?ria el?ptica. N?o h? nada que indique que ela tinha pot?ncia para decolar, nenhum dado na caixa-preta que diga que o piloto tentou retomar a velocidade", afirmou.

O deputado disse acreditar que o piloto tentou frear a aeronave antes da colis?o com o pr?dio da TAM Express, o que refor?a a tese de falha mec?nica no Airbus, aliada a problemas na pista de Congonhas. "O motivo por que o piloto n?o conseguiu frear ? o grande "X" dessa quest?o. Foi um problema do motor, da pista? Eu tenho convic??o de que a pista n?o tinha condi?es adequadas de seguran?a. Mas temos que investigar tudo, inclusive a possibilidade de falha humana", afirmou.

Efraim Filho e o deputado Marco Maia (PT-RS), relator da CPI do Apag?o A?reo na C?mara, est?o nos Estados Unidos para acompanhar a transcri??o dos di?logos registrados pela caixa-preta do Airbus.

O democrata disse esperar que, at? amanh?, os peritos j? tenham os resultados preliminares da caixa de voz da aeronave, que registrou os di?logos dos pilotos do Airbus. "Temos 584 par?metros gravados na caixa de voz com informa?es da aeronave. Agora, trabalhamos com 35 par?metros que t?m rela??o com o acidente. Pelas circunst?ncias at? agora, as causas do acidente estar?o registradas dentro desses 35 par?metros", disse.

Os deputados j? tiveram conversas com t?cnicos do NTSB (National Transportation Safety Board) ?rg?o que realiza a per?cia na caixa-preta e com autoridades do governo brasileiro nos EUA.

Os deputados ter?o uma nova reuni?o no final da tarde de hoje com os t?cnicos, quando esperam obter novas informa?es sobre o acidente. "A celeridade e a veracidade das informa?es s?o nossa prioridade. Queremos garantir ? CPI que as informa?es cheguem sem distor?es", afirmou Efraim Filho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES